A Bíblia em saída

‘Também sou teu povo senhor e estou nesta estrada’, na certeza de que, ‘veremos nesta terra reinar a liberdade.’
Com muita fé e ardor missionário, fizemos nossa caminhada, conscientes de que ser ouvinte da Palavra nos faz anunciadores desta mesma Palavra. Por isso, encerrar este mês com uma caminhada bíblica nos encheu de alegria e esperança num tempo marcado pelo isolamento, temores e incertezas. Fizemos a caminhada com um percurso bem definido: da Comunidade São João do Bamburral de cima até a comunidade de São Pedro, no Chá Ribeira, durante o qual tivemos quatro paradas temáticas com reflexões e orações, iluminadas por alguns textos do livro Deuteronômio, o livro proposto para este mês da Bíblia. Olhamos com carinho e empatia a profunda experiência de um Povo que descobriu um Deus que ouviu seu clamor, que viu a sua miséria e sofrimento e os libertou com uma ‘mão forte e braço estendido’. Este olhar nos ajudou a renovarmos duas certezas: Somos povo de Deus, e esse Deus caminha conosco. Descobrimos também, que como eles, nós vivemos em estado permanente de êxodo, saída, pois a nossa libertação é continua.
Foram momentos de graças e bençãos, favorecendo a nossa comunhão com pessoas em situação de maior vulnerabilidade, como as vítimas COVID 19 e os imigrantes. Foi muito gratificante também caminhar ao lado de irmãos, num gesto de acolhida e gratidão.
Encerramos a caminhada, partilhando a Mesa do Pão e da Palavra, também do almoço, mesas que nos fortaleceram e nos desafiaram para dizermos SIM aos convites do Senhor. Obrigada Pe. Clemente e Pe. Joca pela linda e corajosa iniciativa.

Por: Ir. Maria Fátima Felizardo

Foto de capa: ©vatican news