A Economia Eclesial em tempos de pandemia

O distanciamento social não impediu de que, por meio da tecnologia, estivesse reunida por meio de videoconferência a Comissão Episcopal Pastoral da Sub-Região Sorocaba Sul I (CNBB).

Dentre os participantes estiveram presentes Dom Arnaldo Carvalheiro Neto (Itapeva), Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto (Itapetininga), Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior (Registro), Dom José Luiz Bertanha (emérito de Registro), Dom Júlio Endi Akamine (Sorocaba) e Dom Vicente Costa (Jundiaí). Participaram ainda, os padres coordenadores de pastoral, os representantes dos Presbíteros e Ecônomos, de cada Diocese, totalizando 19 participantes.

Foi um momento de partilha que possibilitou a percepção de que apesar de não ter ocorrido um planejamento de ações durante a pandemia, as ações e os frutos nas distintas dioceses, foram semelhantes. Em todas houve grande solidariedade dos fiéis, desprendimento dos padres e forte colaboração dos funcionários, com redução de custos e despesas, de forma que foi possível manter os contratados, sem necessidade de dispensa, como também foi possível honrar com todos os compromissos.

Ficou evidente ainda a capacidade de adaptação e criatividade das paróquias na arrecadação de recursos e realização de liturgias e eventos mediante as medidas de segurança. A tecnologia tornou-se a essencial facilitadora da comunicação.

Outro tema abordado foi a LGPD 13.709/2018 (Lei brasileira de proteção de dados), sobre a posse, veiculação e arquivamento de dados pessoais dos fiéis, que requer uma urgente adaptação nas paróquias.

Ao final do encontro que foi de oração, partilha e interação, valorizou-se o panorama como retrato das infinitas possibilidades de crescimento como Igreja que dialoga, se une e caminha em unidade!

Por: Pe. Alessandro Silva Nascimento