A proximidade da Igreja no Vale do Ribeira: missas são transmitidas diariamente

Por Rubens da Cruz e Danilo Vieira

“Como nós gostaríamos que a nossa catedral estivesse lotada, que nossas igrejas estivessem cheias, que vocês pudessem fazer a experiência de receber a Eucaristia, de se alimentar da Palavra e da Eucaristia”, assim Dom Manoel Ferreira dos Santos, mSC, Bispo Diocesano de Registro iniciou a Celebração Eucarística do 4º Domingo da Quaresma, na Catedral São Francisco Xavier, que contou com a presença de dois seminaristas e um agente da PASCOM.

Desde a noite da segunda-feira, 16, foram suspensas, por meio de Decreto, todas as missas, encontros de formação, catequeses, mutirões de confissão, procissões e qualquer outra atividade das paróquias que envolvessem a participação dos fiéis. Ao iniciar o documento, Dom Manoel, explicou que seguindo as orientações das Secretarias de Saúde dos 15 Municípios que compõe a Diocese, “com sentimento profundo de pesar, como pastor do povo da Diocese de Registro, buscando o bem e a saúde das pessoas” expediu o referido Decreto, “rezando por todos e pedindo que rezassem pela saúde e pela paz”.

A partir do dia 17, terça-feira, o Prelado tomou a iniciativa de celebrar a Santa Missa na capela da Residência Episcopal, com transmissão diária pelas redes sociais da Diocese, com expressiva audiência dos fiéis. No mesmo dia, diversos padres tiveram a mesma iniciativa e atualmente 13 das 18 Paróquias, transmitem diariamente a Santa Missa em algum horário do dia, além de outras iniciativas de oração como o Angelus, Terço e Momentos de Reflexão.

Preocupado com a formação dos diocesanos, Dom Manoel também ministrou aulas para os alunos do Curso de Teologia para Leigos através de Vídeo Conferência. Diante das adversidades que os tempos presentes propõe, o Bispo recordou que na vida “nem tudo é do jeito que gostaríamos, por isso, aproveitemos também deste momento, que pode nos ajudar a descobrirmos outros valores que com o tempo fomos perdendo: o valor de Deus, neste momento de insegurança, todos nos colocamos nas mãos Dele, só ele pode nos salvar”.

Neste sentido, afirmou o Bispo, “é importante um esforço em nos conservarmos, de cuidar bem de nós e daqueles que estão ao nosso lado, mas também de colocarmos a nossa confiança nas mãos de Deus, conforme nos diz o salmo 22 ‘o Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma’. Somos chamados a viver em família, a viver em fraternidade, nas coisas mais simples do dia a dia, que com o passar do tempo, com o excesso de coisas, fomos perdendo. É preciso recuperar os valores! Esse é um tempo de síntese para que possamos recuperá-lo.”

UMA IGREJA PRÓXIMA

No domingo, 22, o Bispo de Registro presidiu a Santa Missa na Catedral Diocesana dedicada a São Francisco Xavier na intenção de “no coração da nossa Diocese, com todo nosso povo, com as famílias que nos acompanham, possamos pedir que através desta Eucaristia, possamos vencer todo o mal com a benção e a graça de Deus”.

O Bispo, em mensagens privadas direcionadas ao clero diocesano, tem pedido constantemente que os padres sejam próximos aos fiéis neste momento de instabilidade, usando da criatividade e das novas tecnologias para cumprir esta missão. “De fato, não podemos nos reunir com o povo, mas podemos servir ao povo, sermos próximos”, afirmou.

PASTORES DO SEU POVO

Refletindo sobre a Primeira Leitura proposta para a Liturgia do 4º Domingo da Quaresma (1Sm 16,1b.6-7.10-13a) que narra a escolha de Davi como pastor do povo de Deus, Dom Manoel refletiu sobre a missão de pastorear de todo batizado, e nestes tempos de epidemia, dirigiu uma palavra aos profissionais da saúde: “hoje, Deus escolhe para serem pastores do seu povo, aqueles que trabalham com a saúde: os enfermeiros, os médicos, aqueles que cuidam dos hospitais, aqueles que limpam os hospitais, para que sejam pastores do povo, com toda sua simplicidade, com a sua pequenez. Assumam como uma vocação como um chamado de Deus para sua vida. Rezem antes de sair de casa, continuem rezando durante o dia e saibam que Deus está chamando para essa bonita missão”.

SINAL DO AMOR DE DEUS

O Bispo rezou para que neste momento, a Igreja, como um todo, seja sinal do amor de Deus, para aqueles que sofrem. Pediu também por todos os que trabalham nos hospitais, que cuidam dos doentes, para que tenham a força necessária para enfrentar este momento e por todos os cientistas e estudiosos que trabalham na busca de remédios eficazes para combater as enfermidades.

CANAL DE COMUNICAÇÃO DO BEM

Ao final de cada transmissão da Santa Missa, o Bispo de Registro costuma agradecer de modo particular todos “aqueles que compartilharam as celebrações para que outras pessoas possam também assistir, participar e rezar. Obrigado a você que também faz de sua rede social um canal de comunicação do bem, das coisas de Deus”.

TRANSMISSÕES

Ao todo, serão transmitidas, semanalmente, cerca de 90 Celebrações Eucarísticas nas redes sociais da Diocese de Registro e das 13 paróquias espalhadas em todo território. Devido às questões de infraestrutura, algumas paróquias não tem à sua disposição uma internet de qualidade, o que impossibilita oferecer aos fiéis a transmissão da Santa Missa.

Aqui você confere os principais horários de transmissão da Diocese e de cada Paróquia: