Amor à vida

Amor à vida

Por: Pe. Luís R. Batista C.Ss.R.

Uma atitude necessária em nossa época é a de cuidarmos uns dos outros. Descobrimos que precisamos desse cuidado, como também podemos realizar algo em favor dos nossos semelhantes. Somos frágeis ou robustos à medida em que abrimos o nosso ser para a vida, para o mundo e construímos comunhão. Damo-nos conta da nossa
fragilidade enquanto humanos, e podemos perceber a grandeza, os dons presentes nas ações que visam o bem, a realização, a vida que vale a pena ser vivida.

Essas atitudes, fundamentalmente, denominamos de amor, solidariedade, empatia. Nesse tempo tornou-se sensível reconhecer os profissionais de saúde, como também as pessoas que exercem serviços ou atividades consideradas essenciais para a vida, a sociedade como um todo. Fazemos parte de um conjunto de relações que interagem e se complementam. Torna-se difícil elencar atividades que sejam as mais importantes, uma vez que todas elas são. Como seria bom se nos déssemos conta de cada atividade, cuja ação proporciona algo em nosso favor e de todas as pessoas.

A cada dia presenciamos por exemplo aquelas pessoas que colhem o lixo na porta de nossa casa, e poderíamos citar uma infinidade de outras ações realizadas para que a vida seja possível. A nossa vida em sociedade organizamos sob vários sistemas que interagem: saúde, educação, transporte, comunicação, arte, segurança, política, religiosidade, economia etc. Assim, fazemos parte de um conjunto de ações interligadas, e torna-se necessário que tenhamos consciência delas.

Nesses dias, o coração humano se encheu de esperança novamente pelo anúncio da vacina contra o coronavírus, tão aguardada, e chega cada vez mais perto o dia da imunização contra essa doença que levou embora do nosso convívio tantos entes queridos e fez de algum modo a terra parar. Não sabemos mensurar o quanto foi desprendido de energia, de dedicação, de conhecimento para cientistas e pesquisadores que se empenharam em vários laboratórios para se chegar ao estágio que estamos da vacina. Essas ações denominamos de amor à vida, abertura para a humanidade, e a vida seja cada vez mais viável e todos possam ser felizes.

O exemplo de toda essa dedicação nos leva a refletir sobre a capacidade que temos de tornar melhor a vida de todas as pessoas, oxalá possamos levar esse exemplo para os mais diversos ramos de atividades, aos mais remotos cantos do mundo e preencher de amor todas as nações.

(imagem de capa: Exame/Malte Mueller/Getty Images)