Cananéia recebe Visita Pastoral

Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC, Bispo Diocesano de Registro, realizou, entre os dias 08 e 10 de novembro, Visita Pastoral à Paróquia São João Batista, no município de Cananéia. Esta foi a 12ª visita realizada pelo prelado no ano de 2019.
Ao chegar na cidade de Cananéia, na última sexta-feira, 08, Dom Manoel teve um dia repleto de atividades. Ao longo do dia, foi recebido no posto de saúde, no Departamento da Vigilância Sanitária, na recém-inaugurada Unidade Básica de Saúde (UBS), na Delegacia de Polícia nos Postos da Polícia Militar e Polícia Ambiental. Encontrou também crianças e jovens na EMEI Jardim Encantado e nas escolas EE Dinorah Silva dos Santos, EMEF Alziro Bastos dos Santos, EMEF Debora Silva Camargo, o Colégio Evolução e APAE. Em todos os ambientes, o Bispo conheceu pessoas, foi conhecido, respondeu perguntas, rezou com os presentes e concedeu sua benção.
Ainda na sexta-feira, o Bispo visitou as instalações da Colônia dos Pescadores de Cananéia, fundada com o apoio do falecido padre João Trinta, tendo recebido duas solicitações: a primeira, de que no espaço da Colônia fosse autorizada a edificação de uma capela ou oratório em honra de São Pedro, padroeiro dos pescadores e a segunda, que voltasse a existir, na Diocese, a Pastoral dos Pescadores. Dom Manoel prometeu, o mais breve possível, responder aos anseios, contando com o apoio da Paróquia São João Batista e do Padre Jorge Corsini, pároco de Cananéia.
Na tarde de sexta-feira, o Bispo foi recebido no Paço Municipal de Cananéia pelo Prefeito Gabriel Rosa, com quem tratou das principais dificuldades enfrentadas pelo munícipio, sobretudo no atendimento dos mais pobres. O encontro foi concluído com um momento de oração em que estiveram presentes os funcionários da Prefeitura Municipal.
Tendo realizado visitas aos órgãos de administração, saúde, educação e segurança pública, Dom Manoel prosseguiu com os compromissos pastorais, conhecendo a realidade da Igreja local. Ainda na sexta-feira, à noite, encontrou, no salão Paroquial, com as coordenações do Conselho de Assuntos Econômicos e do Conselho Pastoral Paroquiais, com quem tratou de questões administrativas, econômicas e pastorais mais específicas, de forma a se desenvolver uma melhor assistência aos fiéis.
No sábado, o Bispo visitou os enfermos, os idosos residentes na Casa do Idoso, concedeu entrevista na Rádio TransmarFM, e esteve na Aldeia Indígena Takuari-Ty, onde a Pastoral da Criança desenvolve um importante trabalho de acompanhamento e desenvolvimento das crianças. Os índios apresentaram cantos, danças e no encerramento da visita rezaram com dom Manoel.
Dentro do programa da Visita Pastoral, estava ainda, a visita às comunidades distantes da Matriz Paroquial. Por isso, no sábado, o Bispo Diocesano visitou as Comunidades de Nossa Senhora de Fátima (Santa Maria) e São Luiz Gonzaga (Ariri), onde o acesso se dá por estrada de terra, em condições precárias, levando cerca de 2 horas e meia para percorrer o percurso. Nestas comunidades, presidiu Celebração Eucarística e instituiu ministros extraordinários da Palavra e da Eucaristia.
No último dia de visita, dom Manoel presidiu a Missa na Comunidade Urbana Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Acaraú e, em seguida, reuniu-se com os padres e com as lideranças leigas da Paróquia São João Batista. No encontro, o Bispo tratou de questões pastorais, baseando-se sobretudo nas Diretrizes Gerais de Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, nas prioridades da Diocese e nas questões que foram levantadas pelos participantes do encontro. Encerrando a visita, na noite de domingo, presidiu Celebração Eucarística na Igreja Matriz, no Centro de Cananéia, tendo administrado o Sacramento da Confirmação à jovens e adultos e instituído Ministros Extraordinários da Eucaristia e da Palavra.
Para Rosania Reis, coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial, “o sentimento que fica é o de início de uma nova etapa. Toda a comunidade agradece a presença do Bispo, que trouxe motivação, para que nós, que somos batizados e enviados, possamos transmitir o amor de Deus. A visita pastoral é um novo sopro do Espírito Santo para a vida da Paróquia”.
Parte da Visita Pastoral foi acompanhada pela equipe do Programa “Desafios da Igreja”, exibido pela TV Aparecida. Além de Cananéia, a equipe esteve em Miracatu, Iguape e Eldorado, colhendo imagens, depoimentos e entrevistando Dom Manoel. A previsão é que o programa vá ao ar no início de 2020.
As Visitas Pastorais são ocasião especial na qual o Bispo conhece a realidade da Diocese para melhor servi-la, encorajando a missão evangelizadora e orientando as atividades pastorais e administrativas. Segundo o Código de Direito Canônico, esta é uma visita oficial que o Bispo faz a toda Diocese, ao menos a cada cinco anos. Nela, o Bispo conhece e é conhecido pelos diocesanos. Para o final de novembro, é prevista visita à Paróquia Sant’Ana, em Pedro de Toledo. Já em 2020, Dom Manoel visita as Paróquias São Francisco Xavier e Nossa Senhora Aparecida, em Registro, Imaculada Conceição, em Jacupiranga, Nossa Senhora da Guia, em Eldorado e Nossa Senhora do Rocio, em Iguape.

Por Rubens da Cruz