Candidatos ao Diaconato são admitidos às ordens sacras

Candidatos ao Diaconato são admitidos às ordens sacras

Por Rubens da Cruz 

 

Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC, Bispo de Registro, presidiu na manhã de domingo, 24, na Catedral São Francisco Xavier, a missa do 3º Domingo do Tempo Comum e Domingo da Palavra de Deus. Na celebração, também aconteceu o rito de admissão às ordens sacras de sete candidatos ao diaconato. No processo formativo, esse rito antecede a ordenação diaconal. 

Foram admitidos o seminarista Francisco Rodrigues da Rocha Neto e os candidatos ao diaconato permanente Anízio Silva de Freitas Firmino, Edilson Lara Elias, Edivaldo Saturnino dos Santos, José Orlando de Oliveira, José Temístocles Neves Machado e Paulo Thomas de Jesus Hirakawa. 

Concelebrou a celebração o Padre Marciel Teixeira de Oliveira, pároco de Cajati e pregador do retiro preparatório à ordenação diaconal. 

 

DISCÍPULOS E APÓSTOLOS 

Ao refletir sobre o significado dessa celebração, Dom Manoel ressaltou que ao darem esse novo passo rumo ao primeiro grau da ordem, os candidatos ao diaconato respondem o chamado do Senhor, tal e qual os primeiros apóstolos: “o Senhor passa em nossas famílias, onde trabalhamos, onde vivemos e continua nos chamando para a missão. É isso que estes candidatos ao diaconato estão tentando responder. Um chamado que Deus fez onde trabalhavam, na comunidade onde viviam. Deus os chamou, como chama a todos nós para uma missão no mundo ou na Igreja. Vocês responderam sim a este chamado, como João, Thiago, Pedro e tantos outros. Responderam, sim! Que este sim os torne discípulos e apóstolos”, afirmou o Bispo. 

O Bispo recordou ainda que há uma diferença entre ser discípulo e apóstolo, o que muitas vezes e que o desconhecimento dessa diferença pode nos levar a caminhos errados: “Às vezes, erramos, somos muito discípulos. Outras vezes, somos muito apóstolos. É preciso um equilíbrio. O discípulo é aquele que ouve, aquele que se orienta com o Mestre, aquele que escuta o que Deus tem a dizer, é aquele que reza, que silencia, que busca entender o que Deus quer para sua vida. O apóstolo é aquele que compreendendo o que Deus quer para sua vida e por isso ele é capaz de levar a palavra de Deus a todas as pessoas. Esse é o equilíbrio que devemos buscar. Sermos discípulos e apóstolos de Jesus”.

E concluiu: “Onde posso exercer meu apostolado? Onde trabalho, onde vivo, na minha família, na comunidade, em qualquer lugar tenho que ser apóstolo de Jesus. Assim continuamos a missão de Jesus orientados por sua Palavra, levando o Evangelho a todas as pessoas”. 

 

DOMINGO DA PALAVRA 

O Bispo lembrou que, este é o segundo ano que celebramos o Domingo da Palavra instituído pelo Papa Francisco. “Ele nos recorda que a Palavra de Deus é uma mensagem de amor para o seu povo. A Palavra é uma mensagem de amor e deve ser acolhida como mensagem para que nós possamos amar cada vez mais ao nosso Deus”. 

 

CONVERTEI-VOS 

Ao se referir à Liturgia da Palavra, Dom Manoel ressaltou que “a conversão é para nossa felicidade. Às vezes pensamos que se converter é difícil, e de fato muitas vezes é, porém, a conversão é sempre para nossa felicidade”. 

Explicou ainda que, “converter não é mudar de religião, converter é mudar nosso jeito de pensar, nosso jeito de agir, é mudar nosso jeito de ser para aproximar nossa vida, mais e mais da Palavra de Deus. Como temos a Palavra de Deus? Como um centro de nossa vida. Em qualquer atitude ou ato, antes de realizarmos, devemos perguntar: o que Deus quer, o que Deus orienta, o que Ele tem a me dizer nesse momento em que vou tomar essa decisão?”. 

O prelado recordou que a primeira palavra de Jesus em São Marcos é justamente um pedido de conversão: “O Evangelho de hoje nos chama à atenção, mude de mentalidade! Tanto coisa ruim que a gente tem, que cultivamos. É preciso mudar, todos nós temos algo que é preciso mudar! Sempre enxergamos que o outro precisa se converter, mas nós temos que nos converter. Podemos ser cada dia melhores, segundo os critérios do Evangelho”. 

 

O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO 

“O ‘tempo já se completou’ significa Deus não está mais distante, Deus está muito perto de nós, Deus veio morar no meio de nós, Deus caminha conosco. Às vezes nos sentimos distantes de Deus, mas ele está muito perto de nós, afirmou o Bispo, ainda comentando o Evangelho. 

E completou: “’O Reino de Deus está próximo’, que bonito isso! Deus está perto de nós, na pessoa de Jesus Cristo e a cada dia que lemos seu Evangelho, Deus está perto de nós. A cada dia que recebemos a Eucaristia, Deus está dentro de nós, junto de nós. Por isso é tão importante que sempre façamos essa experiência mística de encontro com Deus, todos os dias: através da oração, da Eucaristia, da Palavra de Deus. 

 

ORDENAÇÕES 

O seminarista Francisco Rodrigues da Rocha Neto será ordenado diácono no dia 06 de fevereiro de 2021, às 16h, na Catedral São Francisco Xavier. Já os candidatos ao diaconato permanente serão ordenados no dia 14 de fevereiro de 2021, às 11h, também na Catedral. As duas celebrações serão transmitidas pela Rede Diocesana de Comunicação, nas páginas do Facebook da Diocese de Registro e de suas 18 paróquias.