Carreata e Novena abrem os festejos de Nossa Senhora da Guia

Na sexta-feira, 30, o Santuário de Nossa Senhora da Guia, na cidade de Eldorado, abriu oficialmente os festejos de sua padroeira. A tradicional carreata, que percorreu as principais ruas da cidade, contou com a presença de dom Manoel Ferreira do Santos, bispo diocesano de Registro. Logo após a carreata, o reitor do santuário, padre Alessandro da Silva Nascimento cantou o primeiro dia da novena, que teve dom Manoel como pregador.  Centenas de fiéis participaram da celebração.
Ao refletir sobre o Evangelho do dia (Mt 25,1-13), dom Manoel recordou que “a santidade não combina com mediocridade. As dez virgens da parábola somos todos nós, que como Igreja, esperamos o noivo que é Cristo. Metade delas buscavam ser santas por inteiro e a outra metade era imprudente, eram mornas, medíocres, tendo se esquecido do essencial. Cristo, através da nossa fé, acende a lâmpada da nossa vida e faz de nós luz do mundo”.
Para o prelado, a parábola contada por Jesus deixa três importantes mensagens: “A primeira delas, é que a vida cristã exige totalidade. Não podemos dar uma parte de nós a Deus e esconder outra parte. Ser mais ou menos católicos. Vivamos intensamente o nosso batismo. O segundo pensamento é que devemos estar preparados, vivendo com atitude o tempo presente. O passado e o futuro a Deus pertence. Santo Agostinho afirmava e o papa Francisco repete muitas vezes que ‘não há santo sem passado e nem pecador sem futuro’, recordando-nos que sempre é tempo de conversão. Por fim, Maria é sempre o nosso modelo de escuta e entrega total a Deus. Que Maria nos guie para sermos luz do mundo, verdadeiras testemunhas!”.
Sobre a Novena que tem por tema “Juntos, com Maria, Ele nos envia a sermos suas testemunhas no mundo!”, dom Manoel recordou que “ninguém pode sair de uma novena sem uma experiência forte do encontro com Cristo”, sendo este um tempo de retiro espiritual, de graça e de aprofundamento no verdadeiro sentido da fé.
A 262ª Festa de Nossa Senhora da Guia, continua. Nos próximos dias, serão celebradas missas da saúde às 15h e a novena às 19h30. No dia da padroeira, 08 de setembro, serão celebradas missas às 08h e 10h, sendo a segunda presidida por Dom José Luiz Bertanha, bispo emérito de Registro. Haverá ainda, procissão, a partir das 17h. Todas as noites serão vendidos caldos, após as celebrações e nos dias 06, 07 e 08 haverá quermesse.

Rubens da Cruz