Com a presença de Dom Manoel, Pariquera-Açu celebra seu Padroeiro

Na tarde de segunda-feira, 29, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, mSC, presidiu Celebração Eucarística na Paróquia São Paulo Apóstolo, no município de Pariquera-Açu. Tradicionalmente, a comunidade celebra o dia maior de seu padroeiro na Solenidade do Martírio dos Apóstolos Pedro e Paulo. A missa foi concelebrada pelo Padre Dirceu Pacífico, Administrador Paroquial e contou com a participação das irmãs Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, que nestes dias visitam a Diocese de Registro.

O número de fiéis foi reduzido à equipe celebrativa, de forma a garantir o cumprimento das normas preventivas para o COVID-19. Nesse sentido, ao iniciar sua homilia, Dom Manoel afirmou que “apesar do isolamento social, cada um na sua casa, pouca gente na Igreja para ajudar na celebração, neste dia, queremos dar graças a Deus pelo padroeiro que nós temos. Nosso padroeiro marcou a história da Evangelização: foi um homem comprometido com o Evangelho. Não o foi assim desde o início, pois era um perseguidor dos cristãos”.

Recordando a ação de Deus na história e na vida de Paulo de Tarso, o Bispo ressaltou que “Deus tem um jeito muito interessante: quando quer uma coisa, realiza”. Nesse sentido, diante dos muitos questionamentos que fazemos diante de pessoas e situações, lembrou que “Deus quando quer uma obra, escolhe quem Ele quer, do jeito que Ele quer, não importando como nós sejamos, Ele tem seu jeito de agir. E assim, Paulo é o grande exemplo daquele que era o perseguidor do Evangelho e de repente se torna um valente anunciador da Palavra de Deus. Certamente, no início, Paulo não queria, mas Deus quis”, disse.

Segundo Dom Manoel, o exemplo da ação de Deus na vida do Apóstolo Paulo, deve também inspirar a caminhada de fé e o apostolado dos cristãos: “Deus quer que nós nos convertamos e nos tornemos missionários. É isso que ouvimos hoje nas leituras: Deus chama Paulo, que foi capaz de dar a sua vida por completo, por causa de Deus, por causa de Jesus. Sua experiência nasce do encontro com o Cristo Ressuscitado. Por isso insistimos tanto, que todos nós precisamos fazer, em algum momento da nossa vida, um encontro com o Cristo Ressuscitado. Quando fazemos esse encontro, somos transformados pelo Cristo e transformados nos tornamos seus missionários. Às vezes, nós vemos comunidades onde tantas pessoas participam, mas ainda não fizeram o encontro com o Cristo Ressuscitado”.

O prelado ressaltou, que entre os paroquianos e devotos de São Paulo Apóstolo deve nascer a missão de evangelizar: “É preciso assumir a espiritualidade do santo, que nos leva a ser parecidos com o santo, imitando aquilo que o santo fazia, assumindo em nossa vida aquilo que o santo nos ensinou. A comunidade de Pariquera-Açu precisa ser cada dia mais missionária, entregando-se cada vez mais ao encontro com Jesus Cristo, aproximando-se cada vez mais dele, combatendo sempre ‘o bom combate’ e dando a vida pela fé”.

Olhando para os paramentos vermelhos que o revestiam, Dom Manoel recordou que a Solenidade celebrada recorda o martírio de São Paulo Apóstolo, a entrega de sua vida pela caus do Evangelho e convidou os fiéis a pedirem “que o Senhor nos ajude a ser cada dia mais parecido com o nosso padroeiro, a viver mais intensamente a nossa missão, levando Jesus Cristo a todas as pessoas, começando por nossa cidade, por nossas famílias e em todo canto onde formos”. E pediu “que São Paulo proteja a vida desta Paróquia, desta cidade, de todos os seus munícipes, para que possam vencer todo mal, inclusive o coronavírus”.

Ao final da celebração, o andor com a imagem de São Paulo Apóstolo percorreu, em carro aberto, as ruas da cidade de Pariquera-Açu, acompanhado por uma carreata. Houve um momento de bençãos e oração diante do Hospital Regional. Durante a carreata, através de transmissão nas redes sociais, Dom Manoel afirmou “Essa procissão é o que conseguimos fazer nesse momento, muitos carros participam, passamos com a imagem do padroeiro, abençoando nosso povo e você que nos assiste pode acompanhar com sua oração. Vamos pedir as bençãos de Deus para o povo de Pariquera-Açu e para aqueles que nos acompanham”. Ao final da procissão, na porta da Igreja Matriz, o Bispo Diocesano aspergiu os carros dos participantes.

Por: Rubens da Cruz