Com missa, 27 leigos celebram a conclusão do Curso de Teologia

Na segunda-feira, 09, na Catedral São Francisco Xavier, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC, presidiu Celebração Eucarística em ação de graças pela formatura de 27 leigos da Diocese, que ao longo de três anos frequentaram o Curso de Teologia. Estiveram presentes na celebração sacerdotes e professores que ministraram as diversas matérias teológicas, além de alunos das outras turmas.
“É tão importante estudar Teologia. A Teologia é o estudo sobre Deus, mas mais importante do que passar pela Teologia é deixar que a Teologia passe por nós: ela deve nos converter, nos tornar mais santos, nos tornar mais missionários. Por isso nos alegramos com vocês, na certeza de que Deus plantou no coração de vocês muitas coisas boas. Vocês receberam de Deus, através de reflexões humanas, muitos ensinamentos. Receberam dos professores muito do que eles sabiam e para vocês passaram. Às vezes, vai lhes faltar a noção do quanto aprenderam, mas quando colocarem em prática na pastoral, na vivência da comunidade, vão perceber que aprenderam muito”, disse Dom Manoel, no início de sua homilia ao saudar os formandos.
O Bispo também enfatizou aos formandos que “da experiência que receberam, deve surgir uma alegria muito grande da parte de vocês, a ponto de não contê-la e desejarem passar para frente. Por isso, esperamos ver vocês nas catequeses, nas liturgias, nos estudos bíblicos, em suas paróquias, nas pastorais sociais. Queremos vê-los assim e precisamos vê-los assim, porque é também um investimento que a Igreja fez em vocês, que as comunidades fizeram por vocês. É um investimento para que cresçam no amor e amando ensinem os outros a amar, ajudem as pessoas a amar”.
Meditando o Evangelho da Santa Missa, que narra o episódio em que um paralítico é descido pelo telhado do lugar onde estava Jesus, Dom Manoel reforçou que ”aquele que fez Teologia ou todos nós que fizemos a experiência de Deus, somos chamados a conduzir as pessoas a Jesus. Essa é a nossa primeira missão como cristãos: conduzir as pessoas para Jesus. Vivemos num tempo onde as pessoas são conduzidas para o mal: é muito fácil encontrar pessoas prontas a conduzir um jovem para as drogas, nas portas das escolas, nas periferias e no centro de nossas cidades. É fácil encontrar alguém que conduza as pessoas para o erro, nem sempre é fácil encontrar pessoas conduzindo para Jesus”.
Ao final da Celebração, a formanda Suzan Nataly da Silva, dirigiu palavras de agradecimento em nome de todo o grupo: “nossa missão está apenas começando e desejamos ardentemente corresponder ao que foi investido em nós, compartilhando com todos os que encontrarmos aquilo que nos foi ensinado. Queremos humildemente ser mudados, diariamente convertidos e capacitados pelo Espírito Santo para levar Jesus através de nossas palavras e principalmente pelo nosso testemunho de vida, à nossa comunidade e a cada ser humano em nosso caminho. Que a bondade do Senhor faça resplandecer em nós a sua face! Que assim como Maria, peregrina e missionária, que carregou o Salvador em seu ventre, nós possamos carregá-lo em nossos corações. Que assim como São João Batista, que veio de maneira precursora anunciar o Messias, nós possamos anunciar a Boa Nova da Salvação e torná-la conhecida, para que assim se abrevie o nosso Advento e se antecipe a vinda gloriosa do Noivo da Igreja e do seu Reino para nós”. E concluiu: “Chegamos curiosos, mas saímos apaixonados”.
Para o ano de 2020, haverá nova turma do Curso de Teologia para Leigos. Além disso, há previsão de um curso de extensão, para aqueles que já concluíram os três anos de estudos e desejam aprofundar os conhecimentos em temas específicos.

Por Rubens da Cruz