Diocese de Registro celebra Padroeiro

Na terça-feira, 03, a Diocese de Registro celebrou a Solenidade de São Francisco Xavier, padroeiro diocesano e da Catedral, com Celebração Eucarística presidida por Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC. A comemoração teve início com uma procissão que percorreu as ruas da cidade.
Pontualmente, às 10h30, enquanto se ouvia no templo repleto de fiéis “Glória a Ti, Igreja Santa, ó cidade dos Cristãos, que Teus filhos hoje e sempre vivam todos como irmãos!”,  ingressava pela porta principal da Catedral, uma longa procissão formada por coroinhas, ministros da Eucaristia, seminaristas, sacerdotes, dentre os quais os padre Danilo Félix Franco, cura da Catedral, Dom José Luiz Bertanha, Bispo emérito e Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, Bispo Diocesano.
“Nesta manhã, feriado na cidade, dia do nosso padroeiro, nos reunimos para agradecer a Deus por toda evangelização, por toda missão que aqui foi realizada. Queremos também, pedir a proteção de São Francisco Xavier, para que nos torne cada vez mais missionários da Palavra de Deus”, exortou Dom Manoel no início da celebração.
Recordado a forte influência da colonização japonesa na cultura de Registro, a procissão de apresentação das oferendas, no início da Liturgia Eucarística, foi precedida por tocadores de Taiko (nome atribuído à instrumentos de percussão japoneses), devidamente caracterizados. As oferendas foram trazidas por representantes da colônia japonesa vestidas com roupas orientais.

SÃO FRANCISCO XAVIER, HOMEM EXTRAORDIÁRIO

São Francisco Xavier nasceu na Espanha, em 1506. Quando estudante em Paris, tornou-se companheiro de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (jesuítas). Foi ordenado sacerdote em Roma, no ano 1537, tendo se dedicado às obras de caridade. Em 1541 partiu em missão para o Oriente, onde evangelizou, incansavelmente, a Índia e o Japão, convertendo multidões à fé cristã. Morreu em 1552, na ilha chinesa de Sancião.
Na homilia, o Bispo de Registro, olhando para a figura do padroeiro diocesano, recordou que “São Francisco Xavier é um homem extraordinário. A missão ocupou o lugar principal em sua vida. Quis levar o Evangelho a todo o oriente. Tinha em seu coração duas certezas: a primeira de que era amado por Deus e precisava levar esse amor a todas as pessoas e a segunda, de que deveria ser missionário, dotado de um zelo apostólico muito grande. Ainda hoje é um exemplo para todos nós! É um exemplo de encontro profundo com Deus, um encontro que transforma sua vida e o faz missionário, é um exemplo de que nada pode nos segurar na missão”.

OBRIGAÇÃO, NECESSIDADE E GRAÇA

Refletindo sobre a Liturgia da Palavra proposta para a Missa, o prelado afirmou, a partir da Carta de São Paulo aos Coríntios que evangelizar é “obrigação, necessidade e graça. Obrigação, porque recebeu de Deus esta missão: Jesus Cristo o enviou, nós também somos enviados pelo nosso batismo. Necessidade: ‘aí de mim se eu não evangelizar, ai de mim se eu não falar de Deus, aí de mim se eu não for portador de Boa Notícia para os irmãos’. E por fim, uma graça, um presente de Deus para nós!”.

MISSIONÁRIOS EM NOSSA REALIDADE

Sobre o envio dos discípulos feito por Jesus, antes de subir aos céus (Mc 16,15-20), Dom Manoel recordou que também somos chamados a evangelizar, “Jesus certamente queria que fossemos em todos os lugares, mas também somos chamados, hoje, a ir em todas as situações. Claro, que as vezes, nós queríamos ir para a África, assim como muitos missionários, mas nós podemos aqui, em nossa cidade, aqui na nossa Diocese, visitar situações de periferias existenciais, onde pessoas não descobriram ainda Jesus Cristo e precisam da nossa palavra, da nossa presença amorosa, falando em nome do Senhor”.

PADRE PEDRO DOS PRAZERES LEITE

A Solenidade de São Francisco Xavier foi também oportunidade para recordar os 58 anos de vida sacerdotal do Padre Pedro dos Prazeres Leite, ordenado aos 03 de dezembro de 1961, por Dom Idílio José Soares, terceiro Bispo de Santos, Diocese da qual o território da Diocese de Registro fazia parte até 1974.
Nascido na cidade de Miracatú, aos 28 de abril de 1937, Padre Pedro exerceu seu ministério nas Paróquias Santo Antônio, em Juquiá, Nossa Senhora das Dores, em Miracatú, Sant’Ana, em Pedro de Toledo, Nossa Senhora da Conceição, em Jacupiranga, São Paulo Apóstolo, em Pariquera-Açú, Santo Antônio, em Cajati e também na Catedral São Francisco Xavier. Atualmente, devido ao estado de saúde fragilizado, reside na Casa Episcopal, sob os cuidados de Dom Manoel.