Diocese de Registro e Prefeitura Municipal refletem realização da Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape

Na manhã de quarta-feira, 13, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, mSC, Bispo Diocesano de Registro, reuniu-se com o Prefeito Municipal de Iguape, Wilson Almeida Lima, para refletir a respeito da realização da Festa do Senhor Bom Jesus, no próximo mês de agosto. Estiveram presentes na reunião os padres Fridianus Ati, Reitor da Basílica, Alessandro da Silva Nascimento, ecônomo diocesano, Policarpus Rangga, vigário paroquial e os Diretores Municipais Júnior Carvalho (Educação) e Odail Gomes Santos Júnior (Cultura, Esporte e Eventos).
Antes de iniciar o encontro, Dom Manoel demonstrou ao Prefeito Wilson sua preocupação com a população mais carente do Município, propondo a realização de parcerias entre a Igreja, o Município e outras instituições, de forma a garantir assistência social aos mais necessitados atingidos pela crise da pandemia, sobretudo as pessoas em situação de rua.
Em suas palavras, o Prefeito de Iguape ressaltou que neste momento delicado, se faz mais do que necessário, que a humanidade volte seu olhar para Deus: “Movidos por uma falsa ideia implementada pelo Iluminismo, acreditávamos que a ciência é capaz de responder a todos os nossos questionamentos e que Deus não passava de algo subjetivo, interior e pessoal, porém, neste momento de pandemia, onde as informações científicas são totalmente desencontradas, percebemos que só nos resta Deus para nos socorrer”, salientou.
Ainda, segundo o Prefeito, é muito cedo para propor um planejamento mais específico sobre os Festejos do Senhor Bom Jesus, uma vez que as alterações sociais provocadas pelo COVID-19, são constantes. Há inclusive a especulação de que o Estado só autorize eventos com maiores aglomerações a partir do mês de setembro
Quanto à organização da tradicional feira a céu aberto e dos shows que acontecem durante os dias da Festa, o Prefeito foi taxativo ao afirmar que este ano não será possível a realização, tendo em vista que não há tempo hábil para a organização de infraestrutura, que depende de licitações, além do quadro reduzido de pessoal e funcionamento parcial do Paço Municipal.
Em relação à Festa Religiosa, Dom Manoel enfatizou que a programação oficial será mantida, com a realização da tradicional novena e missas festivas, observando-se contudo as determinações sanitárias: “Não havendo a possibilidade da presença física dos fiéis em nossas celebrações, disponibilizaremos os meios de transmissão necessários, para que os devotos possam rezar conosco de suas casas”.
Nesse aspecto, o Prefeito Wilson enfatizou que as barreiras de isolamento da cidade permanecem maridas, porém, não impedirá a entrada de romeiros. A restrição será apenas para entrada de veículos e animais. Posteriormente será pensado um espaço para que os veículos e cavalos possam ficar guardados fora da cidade.
Dom Manoel lembrou que a preocupação da Igreja é a de sempre preservar a vida humana e sua dignidade, de tal maneira que “havendo grande risco de contaminação dos fiéis pelo COVID-19, nossa posição é a de manter o isolamento social e a não celebração dos sacramentos de forma pública”.
Tanto o Bispo, quanto o Prefeito, acreditam que no final do mês de junho, seja possível traçar um planejamento acerca da realização da Festa do Senhor Bom Jesus, de forma que, os diálogos serão constantes, buscando um consenso sobre os festejos.
Além destes assuntos, foi iniciada uma conversa para criação de um possível museu para exposição de objetos sacros antigos.
A pedido do Prefeito, a reunião foi concluída com um momento de oração e benção dada pelo Bispo para os moradores de Iguape e funcionários da Prefeitura.

Por: Rubens da Cruz