Dom Manoel confere Sacramento da Confirmação em Barra do Turvo

Nos dias 18 e 19 de janeiro, sábado e domingo, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, mSC, Bispo Diocesano de Registro, administrou o Sacramento da Confirmação para jovens e adultos de cinco comunidades da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Barra do Turvo. As Celebrações Eucarísticas foram concelebradas pelo pároco, Padre Arinildo Aparecido de Souza.
Ao todo, 43 pessoas receberam o Sacramento da Confirmação nas comunidades existentes nos bairros de Cedro, Ribeirão Grande, Barreiro, Rio Pardinho e Terra Seca, em quatro missas presididas por Dom Manoel.
Ao iniciar a homilia, o Bispo de Registro recordou que “nos reunimos aos domingos para alimentar a nossa fé na Eucaristia, alimentar nossa fé na Palavra de Deus, alimentar nossa fé na Igreja. Quando o Bispo se faz presente na Igreja é um dos doze Apóstolos que se faz presente na vida da comunidade. O Bispo vem para confirmar a missão que vocês têm em ajudar a Igreja, ajudar o povo a ser cada dia mais santo. A segunda leitura nos lembrava isso: vocês foram convocados para serem santos e cada um pode ser santo a partir daquilo que Deus fez na sua vida.”
Dom Manoel recordou que a santidade deve se manifestar independentemente do estado de vida em que se vive: “o Bispo deve ser santo no seu chamado, o padre, conforme Deus chamou, um leigo, conforme Deus chamou para o dia a dia. Nós nascemos para sermos santos!”
Refletindo a Primeira Leitura proposta para o 2º Domingo do Tempo Comum (Is 49,3.5-6), o prelado destacou três pontos que considera importantes para a vivência da fé. Disse ele “Deus nos escolheu porque nos amou, estamos aqui porque somos amados por Deus desde o ventre de nossa mãe! Deus nos ama, isso é importante! Tem gente que pensa que Deus só nos olha para ver os nossos defeitos. Deus nos olha para ver a beleza de sua criação”. Destacou ainda que “somos servos. O servo é aquele que faz a vontade de Deus. Somos servos de Deus: Ele nos quer fazendo aquilo que realiza a sua obra. Deus nos fez para amar e para servir!”. Por fim, lembrou que “não basta ser servo, é preciso ser luz das nações. Recebemos a luz de Deus para iluminarmos as outras pessoas, não guardamos a luz para nós mesmos, nosso foco não é a luz, mas a claridade que ela produz. Nascemos para ser luz, porém muita gente está apagada, sem sentido de vida, ou pior ainda, vivem apagando os outros.”
“O que significa ser luz?” – indagou Dom Manoel, continuando – “o cristão é chamado a ser diferente dos outros, procurando viver bem, vivendo o amor, ajudando as pessoas. No mundo, muita gente vive nas trevas das drogas, dos vícios, dos males e o cristão é aquele que vai iluminar a vida dessas pessoas, é para isso que somos crismados. Recebemos os dons do Espírito Santo para ajudar e iluminar a vida das outras pessoas”.
O Bispo salientou que para viver fielmente a vocação cristã, iluminando a vida de todos é preciso “alimentar-se pela oração. É preciso ser orante, é preciso viver no Espírito de Jesus. É preciso participar das celebrações, das missas, do contrário de nada adiante, se recebemos o Espírito Santo e depois damos as costas para Ele. É preciso participar!”
A Confirmação ou Crisma é um dos sete sacramentos conferidos pela Igreja aos fiéis. Em suas visitas às comunidades, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, mSC tem reforçado a necessidade do católico buscar, ao longo de sua vida, de acordo com seu estado, receber não somente os sacramentos de iniciação (Batismo, Eucaristia e Crisma), mas também os sacramentos de cura (Penitência e Unção dos Enfermos) e de serviço (Matrimônio e Ordem). Segundo o Bispo “é preciso receber os sacramentos para estar em comunhão com Deus, com a Igreja e com os irmãos e irmãs”.

Por Rubens da Cruz