Dom Manoel reza pelos falecidos junto à Comunidade Japonesa

Na manhã de sexta-feira, 01, dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC, presidiu Celebração da Palavra no Cemitério da Saudade, em Registro, com a participação de líderes de outras denominações religiosas. A celebração se deu no contexto do 65º Tooro Nagashi, junto ao chamado Monumento das Almas.
Tradicional em várias regiões do Japão, o Tooro Nagashi é uma comemoração em homenagem aos falecidos. Em Registro, é realizado desde 1955, quando veio a falecer um imigrante japonês, por afogamento, nas águas do Rio Ribeira de Iguape. Desde então, a colônia japonesa presta anualmente esta homenagem aos falecidos por afogamento e também por acidente na rodovia BR-116.
No início da Celebração foi prestada, pela colônia japonesa, uma homenagem ao padre Miguel Reynaud, falecido em fevereiro de 2019, incluindo-se no “Monumento das Almas”, uma plaquinha contendo seu nome. A placa e o monumento, construído em 1993, foram abençoados por dom Manoel. A homenagem se deu pelo fato de que ao chegar em Registro, na década de 1960, padre Miguel passou a desenvolver um trabalho de assistência às famílias japonesas que moravam na cidade. O sacerdote falava fluentemente a língua japonesa, tendo desempenhado trabalho missionário no Japão por 11 anos.
Ao refletir sobre as leituras propostas para a Celebração, dom Manoel recordou que tradicionalmente no dia 1 de novembro, comemora-se o dia de Todos os Santos, para “lembrar que Deus é misericordioso, que Deus acolhe a todos na eternidade”. Destacou que a Igreja reconhece oficialmente alguns Santos, colocando-os sobre os altares, porém “existe muita gente santa no mundo. Tem mais santidade do que pecado. Existe em nós mais santidade do que pecado. Existe em nós mais graça do que mal. Mais bem do que mal”.
O bispo também destacou que “a Igreja nos lembra que todos nascemos para a santidade. Às vezes, nos perdemos um pouco, mas somos sempre chamados a essa santidade”. E acrescentou: “por isso, cremos que Deus na eternidade, na sua misericórdia e também na santidade que colocou em nossos corações, acolherá a todos ou pelo menos uma multidão daqueles que creem.”
Ao meditar sobre o texto do Apocalipse de São João, o Bispo de Registro, repetiu os versículos 13 e 14 do texto que afirmam “’Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?’ Eu respondi: ‘Tu é que sabes, meu senhor’. E então ele me disse: ‘Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro’”. E explicou: “Aqueles que perseveraram até o fim, enfrentaram dificuldades, passaram por tribulações, mas resistiram. É uma multidão de gente que não dá nem para contar, nos diz também o texto. Quem são esses? São aqueles que procuraram viver as bem-aventuranças do Evangelho.”
“É nesse espírito que aqui estamos, neste cemitério, neste lugar de repouso, rezando por estes nossos irmãos falecidos, que nós acreditamos estarem nas mãos de Deus. Rezamos por eles e também pedimos que intercedam por nós junto de Deus, para que também nós, busquemos o caminho do bem, passemos pelas tribulações, mas perseveremos na fé e na prática do amor”, encerrou dom Manoel.
A Colonização Japonesa no Vale do Ribeira comemorou neste ano 106 anos, tendo se iniciado no ano de 1913. Estima-se que hoje, em Registro, vivam cerca de 1.300 famílias nipônicas.

Por: Rubens da Cruz
Crédito Fotográfico: Wagner Assanuma