Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape de 2020 não terá a participação de fiéis e romeiros

Após extenso diálogo entre a Prefeitura do município de Iguape, o Santuário Bom Jesus e a Diocese de Registro para avaliar as condições da região e do município em relação à pandemia do Covid-19 para a realização da tradicional festa do Senhor Bom Jesus de Iguape, nesta última quinta (02/07) optou-se em comum acordo pelo cancelamento das festividades com a participação dos fiéis e romeiros, tendo em vista a contenção da disseminação do vírus do Covid-19, que desde março assola o país e o mundo.

“Estamos vivendo um tempo atípico, de sofrimento, morte e enfermidade de nosso povo. Temos certeza de que Deus não quer este sofrimento, mas permite que nos convertamos e cuidemos da Natureza, dos animais e da vida dos seres humanos com carinho. A Igreja, por sua parte, age com muita prudência e cuidado para o bem das pessoas e para que tenham vida e a tenham em abundância, como nos ensinou Jesus no Evangelho de São João (Cf.10, 10).”, ressaltou Dom Manoel.

Diante disto, em nome do Bispo Diocesano Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, os representantes da Paróquia com a presença do Pe. Fred Pároco de Nossa Senhora das Neves onde está localizada a Basílica e Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape, se reuniu com a Prefeitura de Iguape, com a participação do Senhor Prefeito Wilson Almeida Lima e após reunião  e avaliação da situação de saúde da região do Vale do Ribeira, decidiram em comum acordo, com muito pesar, o cancelamento público da tradicional festa do Senhor Bom Jesus de Iguape de 2020. O motivo é a resposta à mobilização nacional, estadual e diocesana de combate e contenção da propagação do Covid-19. A prefeitura comunica que as barreiras sanitárias de acesso a Iguape permanecerão ativas, de forma a impedir a entrada e circulação de pessoas, veículos, barcos e animais, aliado ao fato de não poder contar com estruturas e comércios não essenciais para receber os romeiros.”, informou a Prefeitura Municipal de Iguape.

Ao concluir, Dom Manoel acrescentou que “Nosso amor e devoção ao Bom Jesus e a Nossa Senhora das Neves jamais serão apagados. Neste tempo de pandemia, rezaremos com mais fé para que Bom Jesus e Nossa Senhora das Neves, intercedam por nós ao Pai e nos livre de toda enfermidade. No próximo ano, se Deus quiser, faremos uma grande festa com a presença dos devotos e romeiros que nunca abandonam sua fé e encontram alento e proteção em Bom Jesus de Iguape e Nossa Senhora das Neves”, e seguirão em orações por todos os romeiros devotos.

As transmissões ocorrerão pelo facebook, através das páginas do Santuário Bom Jesus de Iguape e da Diocese de Registro, e pelo canal do Santuário no Youtube.

Carta emitida pelo Santuário Senhor Bom Jesus de Iguape com o comunicado de Dom Manoel F. dos Santos Jr, MSC e do Pe. Fridianus Ati, SVD sobre o cancelamento da Festa do Senhor Bom Jesus com a participação dos fiéis.

Por: Matheus Bazoli