Formação diocesana destaca o papel da música na Liturgia

Com a finalidade de apresentar aos cantores e músicos das Comunidades da Diocese de Registro um conteúdo aprofundado sobre as “partes fixas” da Santa Missa, realizou-se no sábado, 07, no salão da Catedral São Francisco Xavier, uma formação de liturgia e música, com a participação de aproximadamente 200 pessoas.
No primeiro momento, a formação foi conduzida por Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, mSC, que agradeceu a presença de todos os que já colaboram com o canto litúrgico, nas comunidades e paróquias, e lembrou que é preciso “melhorar e aprofundar as questões da Liturgia em nossa Diocese. Muito do que vamos falar aqui já é feito em nossas comunidades, porém é preciso incrementar o que já fazemos, para estarmos em comunhão com aquilo que a Igreja nos ensina”.

Cantar as partes fixas

O tema central da formação litúrgica apresentada por Dom Manoel foi o das “partes fixas” da Celebração Eucarística. O Bispo deu um enfoque nas fórmulas propostas para os cantos do Ato Penitencial, Hino de Louvor (Glória), Aclamação ao Evangelho, Santo, Respostas da Oração Eucarística, Doxologia e Cordeiro de Deus.

Grande parte dos questionamentos dos presentes se deu em relação ao livro de cantos “Celebrando a Vida”, utilizado há alguns anos em grande parte das celebrações da Diocese de Registro. Dom Manoel enfatizou que os cantos presentes no livro “foram produzidos dentro de uma outra mentalidade, que precisa ser atualizada para o tempo presente. Os cantos são muito bonitos, mas em sua maioria, foram compostos para serem utilizados em outros momentos celebrativos que não a Santa Missa”.

Cantar a Liturgia

O seminarista Danilo Eduardo Vieira, no segundo momento da formação, apresentou uma série de cantos litúrgicos que podem ser utilizados na Celebração da Santa Missa e que se aproximam das fórmulas apresentadas pela Edição Típica do Missal Romano.

O material utilizado na formação teórica, bem como as partituras e áudios dos cantos estudados ao longo da manhã, serão disponibilizados às comunidades para que sejam multiplicados e difundidos.

por Rubens da Cruz