III Encontro de Coroinhas e Cerimoniários

No ultimo sábado (10), cerimoniários e coroinhas da diocese toda se reuniram para o III encontro de Coroinhas e Cerimoniários, que anualmente ocorre em data próxima da memória litúrgica de São Tarcísio, mártir e patrono dos servidores do altar. Neste ano, a Catedral São Francisco Xavier foi escolhida para sediar o evento, recebendo cerca de 400 crianças e jovens acompanhados de seus pais, coordenadores e formadores.

A programação iniciou-se na recepção com café da manhã servido pelos membros da comunidade, seguido da acolhida feita pelo Pe. Luiz Carlos Pinheiro, da paróquia Nossa Senhora da Conceição (Jacupiranga). Em seguida, os seminaristas tomaram à frente para conduzir a oração da liturgia das horas junto dos jovens servidores que meditaram as Laudes. Após as Laudes, o cura da catedral, Pe. Danilo Felix Franco saudou aproveitando para apresentar os principais elementos da catedral, tal como o espaço litúrgico, a cátedra de onde o bispo conduz seu rebanho, e além de outros elementos arquitetônicos elaborados pelo arquiteto Claudio Pastro, presentes no templo e que faz referência a símbolos do Vale do Ribeira e de passagens das sagradas escrituras.

O Pe. Thiago Ouriques, da Paróquia de Sant’Ana (Pedro de Toledo) fez a reflexão sobre o tema do encontro “Servir a Deus com Alegria” exaltando a alegria da criança e do jovem em servir ao altar em que Cristo se faz presente na Palavra e na Eucaristia, seguido de animação pelo Pe. Marciel, da Paróquia São José Operário (Registro) e sendo finalizada a primeira parte do encontro pelo Pe. Vedinel Zator, da paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat (Itariri) que conduziu a Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento. Após o almoço, houve gincana e momento de descontração entre os padres e os jovens, e por fim, o encontro dos servidores com seu pastor: Dom Manoel, vindo de visita pastoral para celebrar a eucaristia junto dos pequenos que servem ao Senhor com alegria.

Coroinhas e cerimoniários se reuniram na praça dos expedicionários e saíram em procissão até a Catedral, onde Sua Excelência Reverendíssima presidiu a Santa Missa, concelebrada pelos padres presentes e servido pelos seminaristas, coroinhas e cerimoniários da catedral, ressaltando em sua homilia a alegria em estar intimamente próximo de Jesus Eucarístico, a serviço do Altar, da igreja e do próximo.

A. Matheus C. S. Bazoli
Cerimoniário.