Missa no Seminário Diocesano marca início do semestre letivo

Por Rubens da Cruz

Na noite do dia 16, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC, presidiu Celebração Eucarística da Terça-feira da Quarta Semana da Quaresma no Seminário Diocesano de Registro Dom Apparecido José Dias, SVD, na capital paulista. A Missa foi concelebrada pelo reitor do Seminário, Padre Adelson Rosa de Souza e marcou o início do semestre letivo.

Em sua homilia, Dom Manoel convidou os seminaristas a viverem com intensidade o tempo de formação, recordando que o Seminário é uma “casa-escola”: “devemos nos entregar por inteiro, uma vez que a entrega total traz felicidade, enquanto que a entrega pela metade escraviza. Sejamos generosos na nossa entrega, não deixemos de responder ao Senhor com toda a nossa capacidade em fazer sua vontade.”, destacou. O Bispo lembrou também que a casa de formação deve ser lugar de encontro consigo mesmo, com Deus e com os irmãos.

“A missão de vocês no Seminário consiste primeiramente em estudar: tenham um grande peso na consciência, caso não estejam aproveitando o tempo de vocês aqui para aprofundar-se nos estudos. Cresçam em conhecimento, mas não num conhecimento para si e para uma elite, mas um conhecimento que corresponda aos anseios do povo de Deus, que ajude as pessoas a se libertarem de seus males e que se traduza em prática na vida”, disse o prelado aos seminaristas. Além disso, Dom Manoel lembrou que o Seminário é o lugar propício para exercitar-se na oração e na fraternidade.

Recordando o itinerário formativo do discipulado e da configuração (estudos teológicos), o Bispo lembrou que a cada etapa, a responsabilidade e a doação dos seminaristas devem aumentar: “é preciso buscar um equilíbrio entre o discipulado e o apostolado. Muitas vezes somos muito discípulos, escutamos muito o Senhor, porém não somos Apóstolos e não vivemos com intensidade a nossa missão, colocando em prática aquilo que ouvimos de Deus”, exortou.

Refletindo a respeito das leituras da Missa, o Bispo Diocesano convidou os seminaristas a se aproximarem da fonte de água viva que brota do verdadeiro templo, que é Jesus: “retornamos ao Seminário ressecados, cansados, por isso, devemos nos aproximar da nascente da água que brota do coração do Coração de Jesus. Que ela possa nos renovar a cada dia”, disse.

Sobre o Evangelho (Jo 5, 1-16), Dom Manoel disse que “a Liturgia de hoje pode ser aplicada à vida comunitária. Muitas vezes, somos como as pessoas que estavam próximas à piscina de Betesda: no movimentar das águas, queremos chegar primeiro, queremos ser protagonistas, pensando só em nós mesmos, querendo estar a frente de tudo. Nesse sentido, somos chamados a exercitar a fraternidade, lembrando que a salvação é comunitária, ninguém se salva sozinho. É muito triste, quando escuto alguém dizer ‘graças a Deus eu não peguei COVID’, mas milhares de pessoas já pegaram, mais de 280.000 brasileiros já morreram. É preciso buscar meios de viver essa crise de forma comunitária, pensando na saúde e na vida dos outros”, enfatizou.

“O seminarista egoísta aqui, será o padre egoísta lá na Diocese… o seminarista que não se relaciona bem com os irmãos e com os superiores, será o padre que não saberá trabalhar com o povo nas comunidades… o seminarista generoso aqui, será um padre generoso na Diocese. Por isso, é muito importante que vocês vivam desde agora a dimensão comunitária da salvação, todos devem chegar juntos à piscina”, concluiu.

Atualmente, residem no Seminário Diocesano Dom Apparecido José Dias, oito seminaristas. Na etapa do “discipulado”, que compreende os três anos de estudos filosóficos, estão os seminaristas Ricardo Ramon Gama (3º ano), Flávio Brisola (2º ano), Lucas Dias e Lucas Aguiar (1º ano). Já na etapa da “configuração”, correspondente aos estudos teológicos, estão os seminaristas Danilo Eduardo Vieira, Douglas Caravage e Rafael Braga (3º Ano), e Rubens da Cruz (2º ano). Ao todo, a formação presbiteral dura 8 anos.