Missa presidida por Dom Manoel, em Iguape, ganha transmissão pela TV Gazeta

Por: Rubens da Cruz

No último sábado, 08, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC, presidiu Missa do 6º Domingo da Páscoa, no Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus, na cidade de Iguape. A celebração foi transmitida pela TV Gazeta, com o apoio de Sidney Oliveira, Presidente da rede farmacêutica Ultrafarma, e também, pela Rede Diocesana de Comunicação – RDC.

Ao iniciar a celebração, Dom Manoel destacou a importância da parceria que a Diocese de Registro firmou com a Ultrafarma, no sentido de difundir a devoção ao Senhor Bom Jesus de Iguape, existente na cidade há aproximadamente 374 anos, para todo o Brasil: “com muita alegria, nos reunimos para celebrar esta Eucaristia nesse Santuário, nesse lugar sagrado do Bom Jesus. Que as graças de Deus se espalhem na vida de todos através do Senhor Bom Jesus. Iniciamos um momento bonito de divulgação desse Santuário através da TV Gazeta, o Sr. Sidney Oliveira está nos ajudando. Com alegria queremos divulgar tantas graças recebidas aqui neste Santuário”.

Domingo do Amor

Ao iniciar sua homilia, Dom Manoel destacou que pela liturgia proposta pelo 6º Domingo da Páscoa, este pode ser conhecido como “Domingo do Amor” e afirmou que “precisamos aprender a amar, uma vez que nem sempre amamos do jeito certo. Às vezes, nosso amor vem cheio de egoísmo, fechado em nosso próprio mundo. O amor verdadeiro vem de Deus, começa por Ele. A Palavra de Deus o define hoje: Deus é amor e aquele que vive em Deus, vive no amor”.

 

“Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”

O Bispo Diocesano de Registro recordou que não há qualquer novidade na expressão de Jesus “amai-vos uns aos outros”, mas sim quando Ele afirma “como eu vos amei”. “Esta é grande novidade”, disse Dom Manoel, continuando: “De que forma Jesus nos amou? Todos nós sabemos: se entregando plenamente, dando sua vida por nós. Do seu coração aberto saiu sangue e água nos diz o Evangelho de São João. Não sobrou nada! Tudo o que Jesus tinha foi derramado sobre nós. Todo seu amor foi lançado sobre nós. Esse é o jeito próprio de Jesus amar: dando a sua vida”, disse.

 

Amor Estruturado  

Para Dom Manoel, a Liturgia da Palavra do 6º Domingo da Páscoa apresenta, o que ele chama de “estrutura do amor”: Primeiro, o amor do Pai por seu Filho Jesus Cristo e nós somos intensamente amados por Deus, em Cristo. Quando nos sentimos amados, de verdade, por Deus, nós também podemos transmitir o amor de Deus aos nossos irmãos”, afirmou.

Em segundo lugar apontou para o amor de Cristo, “o amor da cruz, da plena doação, que ensina ir ao encontro da ovelha perdida, que cura os corações feridos, que ensina a dar a vida pelos irmãos, que ensina que ‘o meu discípulo é aquele que serve’, que ensina misericórdia com o filho que se afasta da casa do pai, ‘o filho pródigo’ Esse é o amor que somos chamados a viver. Esse amor chega a nós através de Jesus. O amor do homem deve nos levar a amar os nossos irmãos”.

Continuando sua reflexão, o Prelado perguntou àqueles que acompanhavam a celebração “como podemos amar os irmãos?”. Nesse aspecto, recordou que “vivemos um tempo difícil, de muitas dores, de muito sofrimento do nosso povo, de muita angústia, o que nos faz correr o risco de olharmos só para nós mesmos, para o nosso sofrimento, para o nosso mundinho, fechados em nós mesmos” e concluiu alertando: “a Palavra de hoje, quase no final do Tempo Pascal, nos chama atenção para que nós voltemos nosso olhar para fora”.

 

Grandes exemplos

Às vésperas do dia das mães, o Bispo convidou a olhar para as mães como um grande modelo do amor de Deus: “a mãe normalmente se preocupa com seus filhos, a mãe normalmente cuida mais do filho mais distante, mais complicado, mais difícil, mais fraco. Exemplo de amor que começa em casa”, recordou.

Em seguida, lembrou que a vivência do amor deve ultrapassar as barreiras da família e se expressar nos diversos ambientes de convivência, de modo particular, através do trabalho, citando os profissionais da saúde como grande exemplo: “vemos tantos profissionais de saúde sendo sinais do amor de Deus, transmitindo o amor de Deus a tantos irmãos enfermos, especialmente aos doentes pelo COVID-19. Que exemplo amor vemos nos profissionais de saúde, devemos aprender a viver esse amor em nossos trabalhos!”.

 

A caridade e a justiça social

 “O amor passa pela caridade. Temos visto em nossa Diocese, também em toda Igreja do Brasil e do Mundo, o quanto as pessoas são solidárias, repartindo alimentos. Temos visto tanta gente com fome no nosso Vale do Ribeira e o vocês são solidários com os indígenas, com os quilombos, com os mais pobres que vivem em nossas periferias. Assim estamos atualizando o amor de Deus na vida desses nossos irmãos”, afirmou Dom Manoel.

Apesar disso, o Bispo enfatizou que “a caridade é fundamental agora, porém é preciso a justiça social para que as pessoas não precisem do alimento, para que por si só, por seus próprios trabalhos consigam conquistar esse alimento”.

 

Amigos de Jesus

Olhando para a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape, o Prelado afirmou que “o Evangelho nos lembra que somos amigos de Jesus, não somos servos. O amor de Jesus é para nos trazer alegria, o cristão deve ser alegre, apesar de todo sofrimento que vivem como qualquer pessoa”. E concluiu: “Que o Cristo Ressuscitado nos anime a vivermos cada dia mais no amor, que vem de Deus, que passa por nós para servirmos e amarmos os nossos irmãos. Seremos salvos pelo amor e nós nascemos para amar”.

 

Parceria com a Ultrafarma

Em 29 de abril, Sidney Oliveira, presidente da Ultrafarma, visitou o Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape, acompanhado de Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC e do Padre Fredianus Ati, SVD, Reitor e Pároco. Encantado com a beleza da Igreja e com a história de devoção construída em torno do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape há 374 anos, Sidney propôs a Diocese de Registro, uma parceria que visa difundir a devoção ao Senhor Bom Jesus de Iguape, nos meios de comunicação.

Com isso, todos os sábados, às 18h, a TV Gazeta transmitirá ao vivo a Santa Missa, diretamente do Santuário do Senhor Bom Jesus. Além da celebração, de segunda à sexta-feira, a mesma emissora de TV exibe o programa “Devotos do Bom Jesus de Iguape”, apresentado pelo seminarista Rubens da Cruz.

A TV Gazeta também pode ser assistida ao vivo pelo site www.tvgazeta.com.br/aovivo ou pelo aplicativo disponibilizado para as plataformas IOS e Android.