“O Espírito do Senhor me ungiu para evangelizar os pobres”

Por: Dom Manoel F. dos Santos Jr, MSC

No dia de hoje, em reunião do Conselho de presbíteros, falamos agradecidos sobre a vida do Pe. Pedro dos Prazeres Leite. A Diocese deve muito a ele por sua dedicação e esforço pastoral. Inesperadamente, depois do almoço, recebemos a notícia de seu falecimento.
Talvez eu não seja a melhor pessoa para falar do Pe. Pedro. Tenho apenas dois anos e alguns meses que o conheço e convivi com ele. Neste pouco tempo, em que estive com ele, foi o suficiente para participar de sua alegria, seu bom humor, suas brincadeiras e sua forma rápida de entender algumas piadas.
Pe. Pedro nasceu em Miracatu, no dia 28 de abril de 1934, sendo o último filho de Izidoro da Silva Leite e Izabel Pedroso Leite. São oito irmãos, entre eles quatro padres e uma freira.
Pe. Pedro Marcou história por onde passou, trabalhou em grande parte de nossa diocese. Esteve como pároco em Juquiá, Miracatu, Pedro de Toledo, Itariri, Jacupiranga (Cajati), Pariquera Açu, e em Registro onde passou grande parte de sua vida, trabalhando em nossa catedral.
Foi dedicado a construção de diversas capelas e entre elas a que se tornou matriz da posterior paróquia de Cajati. Por onde passou, foi construtor também de pessoas. Quantas pessoas agradecem pela sua caridade e solidariedade, na construção de casas para as famílias.
Quando a Diocese ficou vacante, com a transferência de dom Aparecido para Roraima, ele ficou como administrador diocesano.
Na Igreja exerceu cargos importantes como o de Vigário Geral e formador do seminário. De seu trabalho vocacional temos diversos padres atuando pastoralmente em nossa Diocese, entre eles Padres: Brant, lúcio, Zico, Marciel, Gilberto, Alessandro, Adelson e Danilo. Quando foi criada a Diocese de Registro, separando-se de Santos, seus três irmãos padres escolheram Santos e ele quis trabalhar em nossa Diocese de Registro.
Seu lema de vida era, “O Espírito do Senhor me ungiu para evangelizar os pobres". Lema que ele procurou viver pelo seu jeito simples de ser, pela acolhida as pessoas, pela sua presença amiga e pelo seu espírito de oração.
Pedimos a Deus que o acolha na eternidade pelo bem que fez e pelo ministério zeloso que viveu em nosso meio.
Jamais esquecerei seu sorriso tímido, mas bem humorado quando algo lhe parecia engraçado. Pe. Pedro fará falta a nossa Diocese e ao povo de Deus.
Faleceu no dia de hoje, deixando boas recordações de seu frutuoso ministério. Seu corpo será sepultado no Cemitério da saudade, em Registro, junto ao saudoso padre Miguel, seu companheiro nos últimos anos.
Confiamos a sua vida nas mãos de Deus que o chamou e se deu a conhecer em sua longa jornada de vida. A Ressurreição anunciada por ele é também a nossa esperança e seu prêmio na vida eterna!

Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC
Bispo Diocesano de Regitro