Pastoral da Comunicação celebra 55° Dia Mundial das Comunicações Sociais

No último domingo (16/05) a Igreja celebrou o 55° Dia Mundial das Comunicações Sociais, conclamado pelo Papa Francisco, cujo o tema para este ano foi “Vem e verás” (Jo 1, 46) com a reflexão “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Manoel Ferreira dos Santos Jr, MSC, com a presença de agentes representantes das paróquias pertencentes à Diocese.

Confira abaixo a mensagem do seminarista Danilo Eduardo Vieira, Assessor de Pastoral da PASCOM.

“Queridos amigos e amigas PASCONEIROS, aos que aqui se encontram nesta igreja Catedral, junto ao nosso bispo, mas também a todos os agentes que, por motivos maiores não puderam estar, ou pela distância, ou por estarem transmitindo as missas em suas paroquias. Em primeiro lugar quero manifestar a minha enorme alegria de podermos nos reunir em nosso primeiro encontro, como pastoral, pessoalmente, para celebrarmos o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, e podermos juntos rendermos graças a Deus pelo dom da vida e do serviço que cada um desempenha em nossa pastoral.

Há pouco mais de um ano iniciei minha caminhada, junto de vocês na Pastoral da Comunicação de nossa Diocese. Uma pastoral bem estruturada e com agentes firmes no propósito de anunciar Jesus Cristo de maneira nova, através das redes sociais. Me alegrei, desde o primeiro momento quando soube que por trás dos excelentes trabalhos, edições, fotografias, textos, não havia nenhum profissional contratado, já aqui tive o primeiro maior exemplo de amor ao próximo e dedicação ao Reino de Deus.

Iniciamos nossa caminhada, e infelizmente fomos pegos de surpresa pela pandemia do novo COVID-19, que não nos permitiu realizarmos formações e encontros. A pedido de nosso bispo tivemos que correr contra o tempo para iniciarmos as transmissões em nossas paroquias, para que, de alguma forma, pudéssemos ser sinais de Jesus Cristo na vida de nossos irmãos que tanto necessitavam de alento, e assim o fizemos, nada muito profissional de início, mas cada vez mais buscando a perfeição para transmitirmos missas, novenas, encontros, lives…SIM! Arriscamos nossas vidas, em tempos de pandemia por um amor maior: ANUNCIAR JESUS CRISTO RESCUSSITADO!

Mesmo em meio à pandemia, fomos sinais de ressurreição, vivemos momentos felizes, e de tristezas, momentos fortes de oração, e talvez pelo medo, tivemos também momentos de incredulidade, mas sempre saindo renovados sob a graça de Deus que nos ajuda e protege sempre, que, em pequenos sinais garante sua presença junto de nós.

 Pela necessidade do momento, o sonho da RDC (Rede Diocesana de Comunicação) que deveria ser a longo prazo, foi adiantado, mas sem perder a qualidade. A primeira vez que formamos a RDC, juntando as redes sociais da Diocese com todas as páginas de nossas paróquias, foi no dia 03 de julho de 2020 com a instalação do nosso Tribunal Diocesano. Formada a RDC, alcançamos aproximadamente 67 mil pessoas que nos seguem. Em menos de um ano alcançamos, pelo Facebook, aproximadamente 120 mil pessoas em 31 lives realizadas, entre missas, bate-papo vocacional, festa do Senhor Bom Jesus, ordenação e tantos outros assuntos que acompanhamos, nos fizemos presentes em todos os momentos importantes em nossa diocese.

Em nossas paróquias, não foi diferente, além das transmissões de missas, fomos peças importantes, fundamentais, como dizemos, a pastoral que une todas as demais pastorais, preparamos encontros via aplicativos, ajudamos aos que nunca tinham tido contato com o mundo digital, fizemos propagandas…enfim fomos PASTORAL DA COMUNICAÇÃO.

Não poderia deixar de lembrar de dois queridos agentes que tanto se dedicaram em nos ajudar em nossas fotografias, Sr Manoel e dona Neusa, da paróquia de São José Operário, que hoje estão no céu e intercedem a Deus por nossa pastoral. Eram exemplos para nós, não só como agentes de pastoral, mas como casal que formavam, como pais de família e como membros apaixonados pela Igreja de Cristo à qual se doavam.

Queridos PASCONEIROS, quero agradecê-los de todo coração pelo seu SIM, não a mim, mas à Igreja, seu sim mesmo quando nós, que estamos à frente somos falhos, seu sim pela belíssima missão de anunciar Jesus Cristo vivo e ressuscitado em nosso meio. De modo particular aos que me ajudam mais diretamente na condução de nossa pastoral, Matheus, nosso coordenador, Viviana e Carlos, nossos secretários, e também de modo particular e carinhoso os seminaristas Douglas, Ricardo e Rubens que se empenham em nos ajudar, obrigado!

Agradeço, também, aos padres, que ajudam nossos agentes, puxam as orelhas quando necessário, mas que nos dão a oportunidade de colocarmos em prática os dons que recebemos de Deus. E hoje de maneira especial ao Pe. Danilo, cura desta Catedral, que nos permitiu celebrarmos este dia tão importante para nós em nossa igreja mãe de nossa Diocese.

Por último, e com certeza não menos importante, agradeço a Dom Manoel, nosso bispo e pai na fé que cuida de nós com olhar amoroso de pastor. Esta pastoral é do senhor, mas agradeço muito por tê-la confiado a mim, obrigado pelas conversas que acalmam, pelos puxões de orelha que ensinam e me ajudam a ser melhor, obrigado por também ser apaixonado pela missão de Anunciar Jesus Cristo e sempre ser solícito em nossos pedidos, obrigado.

Amigos, a missão não acabará, mesmo quando tudo voltar ao normal e talvez não tivermos missas para transmitirmos ou fotografarmos, por isso continuemos firmes na fé, formando essa bonita família PASCOM, entregues totalmente nas mãos de Deus, que através do Espírito Santo nos conduzirá e nos ajudará a cumprir nossa missão, fazendo o convite à nossa igreja como nos propõe o Papa Francisco “Vem e verás”. Alegremo-nos, pois somos missionários e colaboramos com a Igreja. Daqui para frente que venham os novos sonhos e procuraremos sempre mais crescer no Anúncio de Cristo Ressuscitado.

Que Nossa Senhora da Comunicação interceda por nós para que nunca percamos o foco de anunciar manchete que o mundo tanto precisa ouvir e conhecer que é o próprio Jesus Cristo. Valeu!”

Que estejamos sempre animados para cumprir o mandato de Cristo em anunciar a Boa Nova a todos os povos!

Por: Matheus Bazoli
Coord. Diocesano – Pastoral da Comunicação.