Quaresma e Jejum

Quaresma e Jejum

O objetivo essencial da quaresma é o de preparar bem a festa da Páscoa. Ela é o centro do mistério de nossa salvação. Por isso, a quaresma bem vivida, nos leva a uma verdadeira conversão em vista da festa pascal. Na quaresma, a exemplo de Jesus, que esteve no deserto durante quarenta dias e quarenta noites (Mc 1, 15), o cristão, através do jejum, da abstinência de carne e da caridade, também enfrenta o deserto da vida, lutando para vencer as tentações, na conversão do coração e na crença cada dia mais no Evangelho.

A Igreja pede que todo católico jejue pelo menos na quarta feira de cinzas e na sexta feira da paixão. São dois dias que o católico com saúde e não idoso, deve se colocar inteiramente em atenção às coisas de Deus. Nada impede que em outros dias de quaresma o cristão faça seu jejum.
Mas, para que jejuar?

1) O jejum tira de nós o orgulho e nos mostra que somos limitados, fracos e dependentes de Deus. Ele nos aproxima de Deus e nos faz experimentar que precisamos da ajuda Dele para viver.

2) O jejum nos torna mais solidários com as pessoas que sofrem ou passam fome. Quem nunca passou fome ou nunca jejuou, não sabe a dor e o vazio de estar sem o alimento necessário.

3) O jejum nos torna mais livres. Mais desapegados das coisas terrenas e nos ensina que é possível viver com o pouco que temos. Que não precisamos buscar muitas coisas para nos tornarmos felizes. Basta estar em Deus e tendo o necessário para viver.

4) O Jejum nos ajuda a olharmos para dentro de nós. Contemplar nossa solidão, nosso vazio interior, nosso desamparo e nossos limites. Isso nos leva a confiarmos mais em Deus e Dele recebermos a força necessária para viver.

5) Diz Alselm Grun : “O Jejum purifica o corpo. Livra-o da carga excessiva. Suprime as celular envelhecidas e doentes e estimula o desenvolvimento de células novas”.

E Grun continua dizendo que “para os primeiro cristãos, o jejum era o modo de alguém se colocar em seu próprio deserto e atravessá-lo com Cristo, para, assim como Israel, chegar à terra prometida”. A quaresma deve ser para nós um tempo de estruturar a nossa vida humana e Cristã. Tempo de prova de nossas convicções, mas também de muita proximidade com Deus, como o foi para o povo no deserto.
Sei, por experiência, que não é fácil jejuar. Mas, também sei que vale a pena fazer o jejum do corpo para tornarmos mais atentos, às coisas de Deus, às suas próprias necessidades e a dos irmãos. O jejum nos torna mais humanos, no verdadeiro sentido da palavra.
Se você está diante de algum demônio (mal, pecado, conflito, …)que não consegue vencê-lo, tenha certeza de que a oração e o jejum são as armas mais fortes para derrubá-lo. Faça a experiência e verá o resultado. Depois me conte. Desejo a você boa quaresma e Deus acompanhe os seus passos. Amém.

+ Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC
Bispo de Registro