Regional Sul 1 envia carta a Dom Manoel sobre missão do Pe. Lucio

Por: Matheus Bazoli

No próximo dia 24/02, o padre Lúcio André Pereira embarca para uma missão de três anos, junto ao povo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Na manhã de hoje (31/01), Dom Manoel Ferreira dos Santos Jr, MSC presidiu a Santa Missa na qual fez o envio do padre Lúcio, também concelebrada pelo padre Thiago Ouriques que representou o Conselho dos Presbíteros da Diocese. Ao início da celebração, representantes do Regional Sul 1 da CNBB leram a carta que foi enviada a Dom Manoel, a respeito da missão a qual padre Lúcio será destinado. A celebração foi transmitida ao vivo para as páginas integrantes da Rede Diocesana de Comunicação pelo Facebook e para a página do Regional Sul 1 da CNBB.

Abaixo, segue a carta na íntegra:

“São Paulo, 30 de janeiro de 2021

Exmo. e Revmo.
Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior
Bispo da Diocese de Registro

A missão é o máximo desafio da Igreja, é a primeira de todas as causas, é o paradigma para toda a vida da Igreja.” (Papa Francisco)

Primeiramente, nos dirigimos ao nosso caro irmão Dom Manuel Ferreira dos Santos Júnior, que aprofundou o senso da missão em sua Congregação de origem, Missionários do Sagrado Coração – MSC, e ao percorrer várias partes do imenso Brasil, sobretudo como provincial, foi sensibilizado pelos grandes e distintos desafios à evangelização da nossa população. E agora, diante de uma vocação missionária em sua Diocese, logo a acolheu e, com generosidade, a encaminhou para a consecução desse projeto. Que Deus o recompense.

Também nos congratulamos com o clero e o laicato da Diocese de Registro. Esta Igreja Particular, erigida sob o patrocínio de São Francisco Xavier, um dos padroeiros de todas as missões da Igreja, certamente, se rejubilam ao ver um de seus filhos partir como missionário, pois testemunha em padre Lúcio o encorajamento pela missão em terras distantes por amor a Deus, amor gerado em seu coração por essa Igreja.

O Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, tem procurado abrir as portas da Igreja ao sopro do Espírito Santo através da saída missionária. A missão e o chamado missionário é obra de amor, um testemunho do amor de Deus “porque Ele é Amor em perene movimento de missão, sempre em saída de Si mesmo para dar vida. Por amor aos seres humanos, Deus Pai enviou o Filho Jesus (cf. Jo 3, 16)” (Mensagem do Papa para o dia das missões do ano passado).

Assim sendo, dirigimo-nos, cordial e fraternalmente, ao padre Lúcio, que manifestou seu desejo de assumir uma missão para além das fronteiras de sua diocese, e, por isso, hoje, é enviado à Diocese de São Gabriel da Cachoeira – AM, pelo seu bispo, pela Igreja Particular de Registro e pelas demais dioceses que compõem o Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sua resposta ao Senhor da messe, dada com a disponibilidade – “eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) – ajuda a manter vivo ardor para o discipulado e suscita a alegria do Evangelho nas igrejas do Estado paulista.

Na sede do Regional, em São Paulo, Pe. Lúcio explicitou sua firme disposição de trilhar a via da missão, como também, a consciência das dificuldades a serem enfrentadas. Para seu encorajamento, mais uma vez recorremos a palavras iluminadoras do Papa Francisco: “O missionário não tem medo das limitações, não desanima diante do joio, não lamenta nem olha o lado negativo. Isso é possível se o missionário for pessoa de oração, de vida interior, de mística e espiritualidade”.

Dentre os desafios que o aguardam, é oportuno citar a necessária inculturação na região da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, terra com maciça presença de irmãos e irmãs indígenas. Pe. Lúcio chegará em um momento de particular sofrimento e dor da população amazonense, às voltas com os efeitos devastadores da atual pandemia e descaso para com a saúde de seu povo, de um governo ineficaz e insensível. Pe. Lúcio, desejamos que os desafios da experiência missionária o ajudem a aprofundar ainda mais sua mística cristã, para servir àquelas pessoas tão necessitadas de verdadeiros e dedicados pastores.

A Igreja, nascida da missão do Filho e do Espírito, se compreende autenticamente em chave missionária, na missão de testemunhar Jesus Cristo e contribuir para o crescimento do Reino de Deus, no qual saúde e paz estão entre os sinais que o caracterizam.

Pela intercessão de São Paulo, Apóstolo das Nações e padroeiro de nosso Estado, e de Nossa Senhora Aparecida, Deus proteja seu apostolado e que ele seja edificante em terras amazônicas.

Conte com nossas orações e cooperação!

Dom Pedro Luiz Stringhini

Dom Amador Edmilson Caetano
Vice-Presidente

Dom Luiz Carlos Dias
Secretário”

Sigamos em oração pela vida de entrega sacerdotal e missionária do padre Lúcio, e que Deus o abençoe e conserve seu ânimo no trabalho de evangelização, seguindo o mandato de Cristo: Ide e evangelizai todos os povos!