Santuário Nossa Senhora da Guia realiza exposição de presépios

Para os católicos, o começo do Advento, no domingo, dia 1º, foi ocasião para a montagem dos presépios, seja nas paróquias e comunidades, seja nas próprias casas. Até o começo de janeiro de 2020, na cidade de Eldorado, é possível visitar a exposição de presépios, no salão paroquial do Santuário Nossa Senhora da Guia.

‘DEUS EM NOSSA HISTÓRIA’

Este é o tema da 1ª edição da exposição de presépios do Santuário Nossa Senhora da Guia, que foi aberta no sábado, dia 30. Estão expostos cerca de 30 presépios, de vários países, além daqueles fabricados por artesãos locais e também pelo reitor do Santuário, Padre Alessandro da Silva Nascimento, feitos de materiais como biscuit, cerâmica, resina, juta, crochê, gesso, argila de mangue, feltro, papel marche, madeira, barro, rolhas de cortiça e até cacos de vidro.
“Cada presépio foi montado e ornamentado com diferentes materiais. As comunidades locais contribuíram com sua arte, buscando ainda contemplar a reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal: Deus que vem ao nosso encontro em toda sua grande e humildade”, explicou padre Alessandro.
Dentre os presépios italianos, japoneses, bolivianos, é possível encontrar peças produzidas por artesãos locais, como por exemplo, aqueles feitos nos quilombos de São Pedro e também do Ivaporanduva, utilizando-se para tal a técnica de abayomi, que surge no tempo dos navios negreiros, quando mulheres escravas, no intuito de distrair as crianças, que ficavam naturalmente agitadas durante as viagens nos porões dos navios, teciam pequenos bonecos de pano feitas com retalhos rasgados da aba das saias. De lá pra cá, a confecção de bonecos ficou muito mais sofisticada. Hoje elas são fabricadas com tecido, pedrarias e adornos, como miçangas, fitas coloridas, bordados, entre outros adereços.
O reitor do santuário recordou que “a exposição busca propiciar aos visitantes um olhar sobre o grande mistério do Natal, na diversidade artística que representa os povos e as culturas. Ao longo de um mês, voluntários prepararam o espaço, selecionando materiais e desenvolvendo ideias. O resultado, frutífero, está agora ao alcance de todos”.
Um diferencial deste ano é o presépio montado no interior do Santuário. A obra executada pelo padre Alessandro retrata o cenário dos diversos quilombos presentes não só na cidade de Eldorado, como também em outras partes de nossa diocese.
A visitação é gratuita e pode ser feita até 6 de janeiro, de segunda à sexta-feira, das 08 às 12h e das 14 às 18h e também após as missas dominicais das 08h e 19h30.

Por Rubens da Cruz / Fotos: Flávia Nascimento