São José, exemplo e proteção

O Papa Francisco, de maneira muito carinhosa com o povo de Deus, quis, generosamente instituir o ano de 2021 como ano de São José. E o fez na Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, publicada por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica.

A bíblia nos mostra que São José, era artesão, esposo, pai, e que teve uma grande importância, pela missão que recebeu de ser Pai de Jesus e esposo de Maria. Porém, São José é o homem do silêncio. No evangelho não encontramos nenhuma palavra de São José, sabemos apenas que teve sonhos, que com dificuldade ele assumiu e seguiu. A bíblia não fala quando ele nasceu, nem quando morreu. Apenas que teve que fugir para o Egito com a Sagrada Família e depois voltou e viveu em Nazaré. Sabemos também que era artesão-carpinteiro. Mesmo na Igreja, os primeiros sermões sobre sua vida apareceram depois de 800 anos.
Deus tem os seus caminhos. São José traz consigo uma espiritualidade simples, bastante invisível, como é a vida da maioria do povo de Deus. Esta espiritualidade é invisível, mas profunda. É a espiritualidade de nossos pais, mães, avós, pessoas que não tem grande visibilidade social, mas que traz uma fé profunda em Jesus Cristo e que sustenta a Igreja em missão. Pessoas honestas e justas, comprometidas com a vivência da fé e o amor aos irmãos.
Creio que São José era um homem amoroso. Não tenho dúvida, que foi a partir da experiência de amor que Jesus recebeu de São José que ele aprendeu a chamar a Deus de ABÁ – (Paizinho querido). Só por esta experiência, já deveríamos ser eternamente gratos a São José.
Porém, se olharmos a bíblia como um todo, percebemos o quanto São José foi importante na História da salvação. Quando nós refletimos sobre a história da salvação percebemos que São José faz ponte para que a bíblia desemboque em Jesus, dando a Ele a descendência de Davi. São José foi o Último dos Patriarca que realiza os sonhos da bíblia, podendo assim realizar o maior sonho vendo e se aproximando do Salvador.
Deus lhe reservou a missão, de ser o protetor da Sagrada Família. Ele com Maria, foram os mais próximos de Jesus.

Quando nós estudamos o Evangelho de São Mateus, percebemos que Jesus veio para realizar a justiça do Reino. A justiça é muito importante para São Mateus. José recebe o maior elogio que alguém poderia receber do evangelista Mateus, quando o anjo visita José e diz que Maria está grávida. José ainda não tinha entendido, mas não abandona Maria, porque ele era um homem Justo.
Quais experiências místicas poderão surgir a partir da vida de São José? Como compreendermos a ação de Deus a partir deste homem?

Em primeiro lugar, fica claro a nós que Deus se serve dos humildes para realizar os seus sonhos e quando Deus chama para uma missão, Ele dá graças necessárias para realizarmos. A maior missão de José era guardar, proteger o maior tesouro de Deus, Jesus e Maria. São José cumpriu com a máxima fidelidade a sua missão.
Aprendemos de José que é preciso ter fé e sensibilidade para realizarmos as promessas de Deus. Creio que nós podemos chamá-lo de “o segundo santo mais importante” para a Igreja. Se temos uma dívida com a virgem Mãe, também a temos com São José.
Aprendemos a ter São José como o intercessor infalível. Aprendemos a rezar a Deus por intercessão de São José. No imaginário popular seguindo o evangelho que diz que Jesus depois de ter estado no templo, voltou para casa e era obediente a Sagrada Família, como filho adotivo de José na terra, no céu, com certeza não seria diferente. Tudo o que José pede a Jesus, Ele o atende.
Duas palavras poderão nos ajudar a aproximarmos de São José: Exemplo e proteção.
Em Tempo de tantos conflitos, guerras e dificuldades nas famílias: José é exemplo de superação e protetor da Família de Nazaré e da nossa família;
Em Tempo de desemprego, fome e enfermidades (COVID 19): José não deixa faltar nada a Sagrada Família. Ele também protege a dispensa de nossas casas e cuida de nosso povo como pai;
Em tempo de corrupção, de mentira, de enganação: José é um Homem justo, como nos ensina o evangelho de Mateus;
Em tempo das aparências, onde todos querem se mostrar na mídia, José nos ensina sermos simples e discreto e nem por isso, sem valor.
Em tempo das dúvidas e medos, São José nos ensina a sermos pessoas de fé e sensibilidade para perceber a vontade de Deus em nossas vidas.

Amemos a São José com o coração de filhos.

Bispo diocesano de Registro.