São Pedro e São Paulo: colunas da Igreja encontradas por Cristo

Por: Dom Manoel Ferreira dos Santos Jr, MSC.

No dia 29 de junho, celebramos a Solenidade de São Pedro e de São Paulo. Santos que marcam profundamente a história do cristianismo e da Igreja.

Na vida dos dois santos, encanta-me a ação de Deus, que vai tecendo as vidas e os transformando a ponto de se doarem completamente pela causa do Reino de Deus. Ambos os santos, tiveram experiência profunda com Jesus Cristo. Toda experiência se dá a partir de encontros que marcam.

Neste pequeno texto, quero refletir sobre os encontros dos dois santos com o Senhor, a partir dos textos bíblicos. Pedro fez experiências profundas de encontro com o Jesus Histórico e com o Cristo Ressuscitado. Caminhou com Jesus, foi chamado por Ele para uma missão, teve sua vida e seu nome transformados pela pessoa de Jesus Cristo. De Simão (nome) passou a chamar-se Pedro (missão). Já Paulo, não esteve com o Jesus histórico, mas teve um encontro profundo com o Cristo Ressuscitado. Também sua vida e seu nome foram transformados: Saulo, passou a chamar-se Paulo e de perseguidor dos cristãos passou a ser discípulo-missionário do Evangelho.

Temos muito a falar da intimidade de Pedro com Jesus, porém, por falta de espaço, falarei apenas sobre o primeiro e o último encontro, narrado no Evangelho de São João. É sempre a partir de um encontro que acontece a vocação. Este encontro deve ser no profundo do seu ser e lá no profundo do seu ser, com Deus.

O primeiro encontro de Pedro foi com o Jesus Histórico, como nos revela o Evangelho de São João: “Ele (André) encontrou primeiro o próprio irmão, Simão, e lhe falou: ‘Encontramos o Cristo!’ (que quer dizer Messias). Então, conduziu-o até Jesus que lhe disse, olhando para ele: ‘Tu és Simão, filho de João. Tu te chamarás Cefas!’ (Que quer dizer Pedro)” (Cf. Jo, 1, 41-42). Depois deste marcante momento, nunca mais Pedro se distanciou do Mestre. Como todos sabemos, Pedro acompanhou Jesus em toda a sua missão de anunciar o Evangelho.

O último encontro, este não mais com o Jesus Histórico, mas sim com o Cristo Ressuscitado, é também narrado no Evangelho de São João: “Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: ‘Simão, filho de João, tu me amas? (…) Apascenta as minhas ovelhas’” (Cf. Jo, 21,15-19). Neste trecho, nos chama a atenção a profundidade deste novo encontro, em que Jesus já tinha dito, que o Simão filho de João, seria chamado de Pedro (pedra), em quem edificaria a sua Igreja. Este seria o nome que usaria em sua missão. Porém, neste último encontro, Jesus só dá a missão, depois que Pedro, retorna à sua essência. Por isso, o chama de Simão. Ao perguntar do amor, Jesus volta ao primeiro nome e a sua origem, Simão, filho de João, tu me amas? Neste encontro, Simão Pedro sentiu-se perdoado e amado para partir em missão.

Paulo por sua vez, no caminho de Damasco, encontra-se com o Cristo Ressuscitado. Diz o texto: “Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão’. Trêmulo e atônito, disse Saulo: ‘Senhor, que queres que eu faça?’. Respondeu-lhe o Senhor: ‘Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer’” (Cf. At 9,3-5). Foi um encontro fascinante: deste encontro, aconteceu a sua conversão, ele se sentiu amado e perdoado e se tornou o maior apóstolo de Cristo e missionário dos gentios.

Na festa de São Pedro e São Paulo, damos graças a Deus por sua pedagogia de vir ao encontro das pessoas, marcando suas histórias, as tornando mais amadas e perdoadas. Depois que fazemos o encontro profundo com o Senhor, só nos resta a alegria de sermos missionários do amor de Deus a todos os povos.

Que o testemunho de Pedro e Paulo, torne a nossa Igreja mais missionária e anunciadora do amor de Deus.