Seminarista Francisco Rocha recebe ministérios de leitor e acólito

Seminarista Francisco Rocha recebe ministérios de leitor e acólito

Na terça-feira, 14, o Bispo Diocesano de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, mSC, presidiu missa Capela da Residência Episcopal, na qual conferiu os ministérios de leitor e acólito a Francisco Rocha, seminarista em experiência pastoral na Paróquia Sant’Ana de Iporanga. 

A celebração, que contou com a participação de alguns seminaristas e religiosas da Imaculada Conceição, marca um novo passo na caminhada vocacional de Francisco, uma vez que os seminaristas, candidatos ao sacerdócio, recebem os ministérios de leitor e acólito e os exercem por tempo conveniente como forma de uma melhor preparação para os futuros ministérios do diaconado e presbiterado. 

Em sua homilia, Dom Manoel refletiu a respeito dos ministérios na vida da Igreja, recordando a origem etimológica da palavra: “A palavra ministério, do latim ‘Mini stare’, significa estar menor, estar pequeno para servir aos irmãos”. 

Refletindo sobre a Liturgia da Palavra, sobretudo o Evangelho (Mt 11,20-24), Dom Manoel recordou que esta passagem da escritura esta intimamente ligada àqueles que escolhem o seguimento de Jesus através da consagração. Segundo o bispo, “Jesus adverte severamente as cidades onde ele realizou o maior número de milagres. Nós que estamos na caminhada de vida religiosa, também corremos o risco de nos acostumarmos com a presença de Jesus nos sacrários de nossas casas, em nossas comunidades e deixamos de nos comover com os prodígios que ele realiza em nossas vidas”. 

Nesse sentido, o prelado recordou ao seminarista Francisco que a recepção dos ministérios do leitorado e acolitado devem “estreitar a proximidade do vocacionado com Jesus e com os irmãos, preparando o coração em vista do sacramento da ordem” e concluiu “nunca se deixe acostumar, ficando indiferente a presença de Jesus em sua vida”. 

Por: Rubens da Cruz