Sínodo dos Bispos: Comunhão, Participação e Missão

Querido povo de Deus,

No domingo, 10 de outubro de 2021, o Santo Padre Papa Francisco, abriu o Sínodo dos Bispos. Este sínodo se desenvolverá ao longo dos próximos anos (2021-2023), em várias fases já estipuladas pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

A primeira fase, acontece, em nível diocesano: sua abertura em nossa Diocese se dará no dia 17 de outubro, em Celebração Eucarística presidida por Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, na Catedral de São Francisco Xavier e no Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape.

Mas o que é um sínodo? A palavra sínodo vem do grego e significa, caminhar juntos. O Sínodo é uma instituição permanente do Colégio dos Bispos na Igreja, implantado pelo Papa São Paulo VI para responder ao desejo dos padres conciliares em manter viva a experiência do Concílio Vaticano II.

Assim, o Sínodo é uma assembleia dos bispos representantes do episcopado católico de todos os continentes, que tem a tarefa de auxiliar o Santo Padre nas reflexões para o governo da Igreja Universal. O Sínodo foi instituído pela Carta Apostólica em forma de Motu ProprioApostolica Sollicitudo, em 15 de setembro de 1975.

Este Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, se desenvolverá em três fases. A primeira em nível diocesano, a segunda em nível continental e a terceira em Roma, em nível universal.

Como a primeira fase é em nível diocesano e de grande importância para a Igreja Católica, peço que durante o mês de outubro e novembro, sejam realizadas celebrações, tanto nas matrizes, quanto nas comunidades urbanas e rurais de nossa Diocese, com a participação do povo, refletindo sobre o sentido do sínodo.

Com este sínodo, o Papa Francisco, deseja consultar todos os fiéis e quer que todos os membros da Igreja caminhem juntos, colaborem no presente e futuro da evangelização e se sintam membros ativos do processo sinodal. Para isso, precisaremos envolver e motivar o povo de todas as comunidades, movimentos, serviços, que conservam a fé e atuam nas comunidades. Motivemos também pessoas que trabalham em associações em defesa da vida, para que participem conosco deste processo sinodal.

Pedimos a colaboração de todas as paróquias, padres, diáconos, agentes de pastorais e equipes de liturgia para que possamos caminhar em unidade, de modo a demonstrar que a Igreja de Jesus Cristo acontece quando caminhamos juntos.

Porque um sínodo?

1º – Escutar o que o Espírito Santo está falando à Igreja;

2º – Renovar nossas mentalidades e nossas estruturas eclesiais a partir dos sinais dos tempos;

3º – Tomar decisões pastorais que correspondam mais a vontade de Deus.

Vamos escutar o que o Espírito Santo está falando à Igreja, e buscar renovar nossas mentalidades e nossas estruturas eclesiais a partir dos sinais dos tempos. Assim, atingiremos os que já participam da Igreja para que aprofundem o sentido da fé, participem da Igreja com entusiasmo e o fogo do Espírito Santo, para que vivam os sacramentos como um processo de evangelização e conversão.

Aos que foram batizados e não participam da Igreja, que sejam reanimados a viverem a fé cristã em nossas comunidades e aos que não conhecem Jesus Cristo ou a alegria de ser cristão, que descubram esta alegria para viverem intensamente o sentido da evangelização.

Que o Espírito Santo nos conduza neste processo sinodal e que sejamos dóceis a sua ação.

Servi ao Senhor com alegria!

Bispo Diocesano de Registro