Tríduo Pascal

Por: Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC

O tríduo Pascal é a celebração do mistério mais profundo de nossa fé. Ele tem como linha mestra a ligação entre a paixão, morte e a ressurreição de Cristo. A morte de Cristo já é sua entrada numa vida nova. O Ressuscitado supera a morte. A morte é apenas uma passagem para a verdadeira vida. Isso mostra ao cristão que não pode haver verdadeira vida em Cristo sem passar pela morte do “velho homem”.
Nós participamos deste mistério da morte-ressurreição através de nossas liturgias. Morremos ao pecado e vivemos na graça de Deus. Somos um povo de redimidos e perdoados, por isso, a páscoa é também a festa dos libertados pela cruz e ressurreição do Cristo.
O tríduo Pascal começa na quinta feira Santa com a missa da ceia do Senhor, passa pela sexta feira e termina na noite do sábado Santo, é a grande celebração da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Por isso, são três dias em uma mesma celebração. Celebrar a páscoa é passar inteiramente por essa celebração espalhada em três dias. Quando participamos de um dia só, ficamos com apenas a parte da celebração, é como participar missa pela metade.
Na quinta feira santa, início do tríduo, canta-se o glória e tocam-se os sinos que depois ficarão em silêncio até a vigília pascal no sábado à noite. Celebramos na quinta feira o lava-pés, realizando o gesto do Cristo que foi inteiramente doação e serviço ao mundo. Lembramos também neste dia a instituição da eucaristia e do sacerdócio. É um dia que meditamos sobre gestos supremos de amor. Dê um novo sentido à sua vida através de uma espiritualidade de doação conforme fez o nosso mestre Jesus Cristo.
Na sexta feira Santa a liturgia solene é celebrada às três horas da tarde. Esta é a celebração da “Paixão do Senhor”. Neste dia meditamos sobre o valor da
cruz para nossa salvação. Mas, por que a celebrar a cruz se ela foi sinal de tortura para Jesus? Porque ela nos conduz ao mistério de nossa redenção. A cruz é sempre sinal, ela aponta para algo maior, Jesus Cristo, vencedor da morte.
A cruz que carregamos no pescoço ou que colocamos em nossa casa deve nos lembrar o gesto maior de solidariedade, fidelidade e compromisso de luta pela vida contra os sistemas de morte. Na sexta feira Santa realizamos também as vias-sacras e procissões que nos ajudam a aprofundar este mistério de nossa salvação.
O sábado Santo é o coroamento de toda esta caminhada. A grande festa da ressurreição. Na vigília Pascal, temos a celebração da luz para dizer que Cristo que vence as trevas do mundo e de nossa vida. A proclamação da páscoa, as leituras bíblicas, o batismo de adultos, a eucaristia, fazem parte da celebração mais bela da Igreja.
Desejo a você um crescimento na fé e a vitória sobre o sofrimento pela cruz e ressurreição de Cristo. Que este mistério invada o seu ser e a sua família, como também todo o universo.