A História

A Diocese de Registro foi criada no dia 19 de janeiro de 1974 pelo Papa Paulo VI, erigida e instalada no dia 16 de fevereiro 1975. O primeiro Bispo diocesano foi Dom Apparecido José Dias, que esteve à frente da diocese até 1996, sendo sucedido por Dom José Luiz Bertanha em 1998. Em 19 de agosto de 2018, Dom Manoel Ferreira dos Santos Terceiro Bispo da Diocese de Registro, e até então segue sua missão de evangelizar com alegria os quatro cantos de nossa amada região. A Diocese de Registro tem uma área territorial de13,291km², com uma população estimada em 295.000 habitantes, abrangendo 15 municípios, sendo os seguintes: Barra do Turvo, Cananeia, Cajati, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras. Ao total, possui 18 Paróquias.

A Diocese de Registro está localizada ao Sul do Estado de São Paulo e pertence à Sub-região Pastoral de Sorocaba.

Realidade do Nosso povo: mesclagem de população Europeia (Portugueses, Espanhóis, Alemães, Italianos, Franceses, Russos) com colonização de imigrantes Japoneses, com Afrodescendentes, nossos Quilombolas e Indígenas. Pescadores, Agricultores, povo do
campo e da cidade. Produção: Peixe, Chá, Palmito, Banana, etc…

A Diocese é caracterizada pelas lutas e conquistas, expressão da Igreja nascente do Concílio Vaticano II e das diversas Conferências da América Latina e do Caribe. Durante esta caminhada, muitas coisas maravilhosas aconteceram, muitas mudanças e novos
desafios apareceram no cominho, desafios que esperam uma resposta para a Igreja do Vale do Ribeira.