A História

A Diocese de Registro foi criada no dia 19 de janeiro de 1974 pelo Papa Paulo VI, erigida e instalada no dia 16 de fevereiro 1975. O primeiro Bispo diocesano foi Dom Apparecido José Dias, que esteve à frente da diocese até 1996, sendo sucedido por Dom José Luiz Bertanha em 1998. Em 19 de agosto de 2018, Dom Manoel Ferreira dos Santos  Jr assumiu como terceiro bispo, e até então segue sua missão de evangelizar com alegria os quatro cantos de nossa amada região.

A Diocese esta localizada ao Sul do Estado de São Paulo e pertence à Sub-região Pastoral de Sorocaba. Tem uma área territorial de 13,291km², com uma população estimada em 295.000 habitantes, abrangendo 15 municípios, sendo os seguintes: Barra do Turvo, Cananeia, Cajati, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras. Ao total, possui 18 Paróquias.

A realidade do nosso povo vem da mesclagem da população europeia (portugueses, espanhóis, alemães, italianos, franceses, russos) com colonização de imigrantes japoneses, além de afrodescendentes, nossos quilombolas e indígenas. Por aqui, muitos pescadores, agricultores, povo do campo e da cidade. A produção agrícola é baseada na plantação de chá, palmito, banana, e a pesca é uma grande aliada na economia do povo caiçara.

A Diocese é caracterizada pelas lutas e conquistas, expressão da Igreja nascente do Concílio Vaticano II e das diversas Conferências da América Latina e do Caribe. Durante esta caminhada, muitas coisas maravilhosas aconteceram, muitas mudanças e novos desafios apareceram no cominho, desafios que esperam uma resposta para a Igreja do Vale do Ribeira.