Notícias

A Igreja no pós pandemia

Compreendendo os desafios que se apresentam para o mundo, evidenciados pela pandemia do coronavírus, o Papa Francisco lançará em outubro uma nova encíclica, que será um novo chamado às nações pela “fraternidade e a cura do mundo”. O Papa Francisco tem consciência de que a pandemia trouxe consequências sem precedentes para o mundo.  “A pandemia mudará …

A Bíblia em saída

‘Também sou teu povo senhor e estou nesta estrada’, na certeza de que, ‘veremos nesta terra reinar a liberdade.’ Com muita fé e ardor missionário, fizemos nossa caminhada, conscientes de que ser ouvinte da Palavra nos faz anunciadores desta mesma Palavra. Por isso, encerrar este mês com uma caminhada bíblica nos encheu de alegria e …

“Só Deus pode me julgar!”

Talvez essa seja uma das frases que a gente mais ouviu das pessoas, geralmente encerrando um discurso sobre algumas de suas próprias atitudes. Talvez você, caro leitor, já tenha até dito isso e tenha plena convicção do que está falando! Se a gente usa muito, vale a pena entender para não só usar muito, mas …

Diocese publica orientações para Eleições Municipais

Na tarde de hoje (18/09), o Bispo Diocesano Dom Manoel Ferreira dos Santos Jr. MSC, publicou através da Chancelaria uma nota com orientações para a posição da Igreja para o período eleitoral no qual candidatos concorrerão aos cargos de prefeito e vereadores. A promoção do bem comum, da vida e da dignidade humana são princípios …

“A Palavra está ao seu alcance, está em sua boca e em seu coração, para que você a coloque em prática“ Dt 30,14

Somos convidados, neste mês de setembro abrir a Bíblia. A proposta ler, estudar, entender, celebrar e viver o livro do DEUTERONÔMIO. É o quinto Livro da Bíblia. O Pentateuco compõe os cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Deuteronômio significa “Segunda Lei“: do grego, deutero (segundo), nomos (Lei).  A primeira lei instituída por Deus …

Setembro amarelo e a Fé

O conhecido pai da psicologia analítica Carl Jung, certa vez foi questionado em uma entrevista se ele acreditava em Deus. Ele respondeu “eu sei”. Gosto de refletir sobre essa resposta. Mais do que acreditava, ele sabia da presença de Deus. Como diz o canto “tão certo como o ar que eu respiro”. De fato nós …

Revisão pastoral em tempos de pandemia e de pós-pandemia

O Instituto Humanitas Unisinos publicou um artigo com o tema acima. Creio que poderá nos ajudar em nossas reflexões e em nossa missão, já que todos somos Igreja Missionária. “Neste cenário, a Igreja deve estar preparada para se manifestar como uma mãe que cura feridas, que oferece o remédio da consolação e da esperança (…) …

Palavra de Deus: Fonte de vida, amor e esperança

Que a Bíblia é a Palavra de Deus, todos nós sabemos. Que quando lemos ou ouvimos a Sagrada Escritura é o próprio Deus que nos fala, isso também os cristãos têm consciência. Que na Celebração Eucarística ou na Celebração da Palavra, a Bíblia fala para todos e ao mesmo tempo para cada um, conforme sua …

Palavra do Pastor – Mês vocacional

Vocação e o amor de Deus O fundamento de todas as vocações está no amor: amor de Deus por nós. Quando nos sentimos vocacionados também nos sentimos amados, chamados para uma missão e chamados para amar. Amor se corresponde com amor. Todas as vocações estão incluídas neste amor. Seja para o matrimônio, para a vida …

Presidente da CNBB afirma ter ocorrido dois crimes hediondos contra a infância

Sobre o aborto induzido da criança de 10 anos ocorrido no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, ligado à Universidade de Pernambuco, no Recife, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, disse ser lamentável presenciar aqueles que representam a Lei …