Biografia do Bispo eleito de Registro/SP

Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, Msc

Dom Manoel nasceu no ano de 1967, em Morro do Alto, Município de Itapetininga/SP. Filho do Sr. Manoel Ferreira dos Santos (Diácono Permanente) e Sra. Zilda Pedroso dos Santos. É o mais velho de dois irmãos: Serafim Donizete Ferreira dos
Santos e Fátima Ferreira dos Santos Pinto.

Ingressou no Seminário de Pirassununga/SP da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração em 1981, em continuidade a sua formação em 1982 foi para o Seminário de Itajubá/MG onde concluiu seus estudos colegiais.

Na Universidade São Francisco em São Paulo licenciou-se em Filosofia entre os anos 1987-1989.

Em 1990, em Pirassununga/SP, deu inicio a seu noviciado na Congregação.

Professou seus primeiros votos no dia 02 de fevereiro de 1991. Ano que também iniciou seus estudos teológicos na Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo, tendo-o concluído em 1994.

Em 23 de janeiro de 1994, professa os votos perpétuos e recebe as ordens menores (Leitorato e acolitato no Santuário das Almas, na Ponte Pequena, São Paulo.

Ainda noviço, no quarto ano de teologia assume a função de Reitor do pré-noviciado da Província de São Paulo, concluindo ainda neste ano, seu curso de teologia.

No dia 15 de maio de 1994, recebe o 1º grau da Ordem, sendo ordenado Diácono transitório por Dom Fernando Panico, Msc, Bispo de Oeiras-Floriano/PI.

Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu em 07 de janeiro de 1995, na cidade de Sarapuí/SP, na cidade onde sua família reside, por D. José Lambert, Arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba.

No mesmo ano foi nomeado Coordenador da Pastoral Vocacional da Província de São Paulo.

Nos anos de 1995-1996, foi nomeado Reitor do Pré Noviciano e Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, sendo no mesmo ano, nomeado Pároco da Paróquia São Benedito e Reitor do Seminário de Teologia em São Paulo.

Nestes anos em São Paulo, exerceu varias atividades: Coordenou a Pastoral da Casa Dia que recuperava jovens drogados e também atuou na Pastoral Carcerária visitando os presos do pavilhão 9 no Carandirú.

De 1998-2002 fez Pós Graduação “Lato Sensu”, em nível de especialização em Teologia Pastoral na Universidade Assunção em São Paulo.

Neste mesmo ano, foi designado Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, no Município de Pirassununga/SP e sócio do Mestre de Noviços dando aula de espiritualidade e diretor espiritual do mesmo seminário.

Em 2002 foi nomeado Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, de Vila Formosa, SP, onde permaneceu até 2008. Neste mesmo período também foi eleito “conselheiro” da Província de São Paulo.

2006 foi eleito e reeleito Vice Provincial da Província de São Paulo.

Por quatro anos foi o pregador de retiros Inaciano (30 dias) para os Noviços de sua Congregação.

Janeiro de 2009 é nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade nas cidades de Delfim Moreira e Marmelópolis, no sul de Minas Gerais.

Em 12 de maio de 2011 é eleito Superior Provincial da Província de São Paulo, recebendo a posse em 17 de junho do mesmo ano.
Participou ainda em setembro do Capítulo Geral da Congregação na Espanha.

No dia 20 de junho de 2014, toma posse para seu segundo mandato de Superior Provincial reeleito. No mesmo ano participa da Conferencia Geral da Congregação na Guatemala.

Encerrada sua função de Provincial, foi nomeado em 2017 Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, em sua terra natal, Itapetininga/SP, onde permaneceu até meados do mês de maio de 2019, quando foi noticiada pela Santa Sé que o Santo Padre, Papa Francisco lhe elegeu novo Bispo da Diocese de Registro/SP.

Sua Sagração Episcopal aconteceu no dia 21 de Julho de 2019, no Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, em sua terra natal, Itapetininga/SP, presidida pelo bispo diocesano daquela diocese, Dom Gorgônio Alves da Encarnação.

No dia 19 de agosto do mesmo ano, tomou posse como Terceiro Bispo da Diocese de Registro, e até então segue sua missão de evangelizar com alegria os quatro cantos de nossa amada região.