História do Brasão

Eis que a Diocese de Registro tem o seu brasão! Até o presente momento, a Diocese trazia como timbre o brasão dos bispos. A pedido de Dom Manoel F. dos Santos Jr, foi desenvolvido um modelo que foi elaborado com sugestões e adaptações de modo a contemplar a simbologia e a realidade das comunidades do Vale do Ribeira.
O Brasão contém os símbolos do Ministério episcopal: A Mitra, o Báculo e a Cruz. Dentro do escudo está a silhueta da Catedral São Francisco Xavier, sede da Diocese, tendo ao fundo as culturas da banana e do palmito, abundantes na região.
No centro, uma rede conduz os sete Dons do Divino Espírito Santo, que está no alto, até a base que tem o formato do mapa territorial da diocese, de cor marrom, em alusão a terra de indígenas, quilombos, caiçaras, japoneses e europeus, que nesse solo fizeram morada e missão.
No interior da rede, que é ferramenta de trabalho para caiçaras e ribeirinhos, circulam sinuosamente as águas do Rio Ribeira, apresentando os frutos dessa pescaria: os peixes.
O conjunto formado pela igreja e a rede apresenta uma coroa, nos recordando Maria e a presença forte de devoção em diversos rostos da Mãe.
Abaixo, o listel nos indica a data de criação da Diocese: 19/01/1974.