A Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape de 2023 Tema: O Senhor Bom Jesus nos olha com amor e compaixão. Lema: “Olhou-o com misericórdia e o escolheu” (Mc 2, 13-17)

A Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape de 2023 Tema: O Senhor Bom Jesus nos olha com amor e compaixão. Lema: “Olhou-o com misericórdia e o escolheu” (Mc 2, 13-17)

O olhar indica a janela da alma. Somos aquilo que olhamos. Olhamos a partir do que somos. Por isso, é tão importante cuidar do nosso olhar.

Olhamos as coisas a partir de nossa história. O homem do campo, olha a vida diferente do homem da cidade; a mulher olha a realidade diferente do homem, a criança diferente do adulto; quem foi oprimido na infância, diferente de quem teve uma infância saudável e alegre, e assim por diante.

Há o olhar profundo e o olhar superficial. Existem olhares que só veem a casca. Fazem a avaliação a partir do que parece e não do que é na verdade.

Há olhar santo e há olhar pecador. O olhar santo, vê as coisas a partir dos olhos de Deus. E o pecador a partir dos pré-conceitos e do mal que existe em nosso coração. Tem gente que tem olho de águia e outros que tem olhos de urubu. Os que tem olhos de água, vem de longe, de cima e veem a beleza da vida. Os que têm olhos de urubu, veem só carniça: coisas erradas e o mal que existem nas pessoas. Todos nós temos os dois olhares. Por isso, a importância de cuidarmos do nosso olhar. Não basta ver, é preciso ver corretamente e mais do que isso, ver com os olhos de Deus. É preciso treinar o nosso olhar, avaliar nosso olhar constantemente.

A novena deste ano, quer nos ajudar na conversão de nossos olhares. E pensando nisso, que escolhemos refletir sobre os olhares de Jesus. Que também é o olhar de Deus para nós.

Os Evangelhos citam diversas vezes a expressão e Jesus olhou, Jesus viu, Jesus levantou os olhos, … Mas, qual é o olhar de Jesus no Evangelho? “Olhou-o com misericórdia e o escolheu” (Mc 2, 13-17). É sempre na profundeza da alma. Olha para Mateus, um pecador público, alguém que não tinha valor para a sociedade, alguém que estava acostumado a ser olhado com sentimento de raiva e ódio pela sociedade. Jesus olha com amor e misericórdia. Lembremos de outros olhares:

Como Jesus olha para a pecadora pública: “ninguém te condenou, eu também não te condeno. Vai em paz” (Jo. 8, 7);

Como Jesus olha para o jovem rico, com amor e o chama: “deixa tudo e me segue” (Mt, 19, 16-30);

Como Jesus olha para Pedro, que o havia traído (Lc 22, 54-71);

Como Jesus olha para a sua mãe, na cruz, desviando seu olhar para a sua dor e diz, mãe este é teu filho (Jo 19, 25-27). São muito os olhares de Jesus para os seus

 

Estamos diante do Bom Jesus de Iguape: Sempre me impressionou este olhar da imagem. Ele olha de cima, olha para todos os lados e olha com profundidade.

Contemplando a imagem do Bom Jesus de Iguape, deixemo-nos olhar pelo Bom Jesus dos Evangelhos, sintamos e experimentemos do seu olhar para as nossas realidades. Cada um sabe do que necessita e do que precisa agradecer. Quantos romeiros já experimentaram a cura, a conversão, a alegria de serem olhados pelo Bom Jesus. Não tenhamos medo de experimentar o olhar de misericórdia em nossas confissões, em nossas orações, em nossas romarias.

Porém, precisamos dar um passo em nosso olhar. É preciso olhar o mundo, as pessoas, os que vivem ao nosso lado e os mais sofridos com o mesmo olhar de Jesus e de seu Evangelho.

A Festa de 2023 quer nos levar para duas missões: deixar-se ser olhado pela misericórdia do Bom Jesus e treinar nosso olhar para que olhemos o mundo, conforme o olhar de Jesus.

 

 

Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC

Bispo Diocesano de Registro