Diocese celebra a Missa do Crisma na Catedral São Francisco Xavier

Por: Matheus Bazoli

Na noite desta terça-feira (26/03), clero e fiéis diocesanos se reuniram na Catedral São Francisco Xavier, em Registro para celebrar a Eucaristia na qual são abençoados os Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos, e consagrado o Óleo do Crisma. Nesta celebração, também os sacerdotes fizeram a renovação deas mesmas promessas feitas no dia de suas ordenações, diante de Dom Manoel.
Tradicionalmente, a Igreja em todo o mundo a realiza na manhã da Quinta-feira Santa por se tratar do dia em que se faz memória à instituição do sacerdócio por Nosso Senhor, junto também da instituição da Eucaristia -A Última Ceia- mas que por razões pastorais das quais a Igreja também pede a maior participação e unidade dos fiéis junto de seu pastor, o Bispo, permite que se celebre em dia e horário que seja possível essa participação.
Já os óleos, são administrados nos Sacramentos de iniciação cristã: No Batismo, o óleo dos Catecúmenos é usado para ungir o peito daqueles que são batizados de modo que se conceda a força de Cristo na missão de batizado e enviado na missão da Igreja, e o óleo do Crisma, usado para ungir a testa como sinal de batizado e pertencente ao rebanho do Cristo, o qual também é usado para a unção no Sacramento da Confirmação. O óleo dos enfermos, utilizado no Sacramento da Unção dos Enfermos, serve para dar força ao doente para perseverar em sua fé e contra a doença e, em último caso -se agonizante- para enfrentar o decurso final de sua vida. O óleo do Crisma também é utilizado no Sacramento da Ordem, no qual se unge as mãos do neo-sacerdote e a cabeça do bispo.