Um pequeno resumo de 2023 na perspectiva da fé, esperança e caridade

Estamos chegando ao final de 2023. Posso dizer que este ano não foi nada fácil. Tivemos companheiros que deixaram seus ministérios e alguns vocacionados que deixaram a caminhada vocacional.

Em alguns momentos tivemos que enfrentar a enfermidade, que de repente aparece e que não dá opção de fugir. Tenho consciência de que tudo é para o processo de nossa conversão e de uma nova perspectiva de olhar o mundo e a nossa missão. Na dor e no sofrimento, vamos amadurecendo. Graças a Deus essas dores são passageiras e tudo recomeça, não do mesmo jeito, mas com novo entusiasmo.

Terminamos o ano com incontáveis reuniões, em nível diocesano, de Província Eclesiástica, de CNBB e de Pastoral da Moradia e Favelas, em nível nacional da CNBB. A cada reunião, um encontro, uma experiência, um compromisso em favor do Reino de Deus. Algumas reuniões mais leves, outras mais tensas, mas sempre na perspectiva de colaborar por um mundo melhor.

Ao chegara fim deste ano, quando olho para a agenda, vejo muitas celebrações, quantas crismas, quantos retiros espirituais a outras dioceses e congregações, quantas confissões, quantos aconselhamentos, quantas escutas, quantas visitas aos enfermos e hospitais… Vamos ficando velhos, surgem as rugas, e as experiências vão tomando conta de nossas vidas.

Neste ano, vocacional nacional, que terminamos em novembro passado, nossa Diocese foi presenteada por Deus com três ordenações presbiterais e duas diaconais. Foi um tempo profundo de formação, que levou nossos irmãos a se prepararem para mais uma etapa em suas vidas e para ajudarem a escrever a história desta diocese.  Vamos fortalecendo e renovando o time dos servidores diocesanos. Sou grato a Deus por esta oportunidade de ordenar jovens para animar a Igreja e dar a sua vida pelo evangelho. Além, destes, ordenei um padre e mais dois diáconos da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração. Deus seja louvado!

Deus seja louvado ainda, pelo passo que pudemos dar em nossa Diocese, na criação de mais uma Área Pastoral, no Arapongal e região. Com algumas resistências, mas com fé de que seria a vontade de Deus, neste momento da história, demos esse passo que já está produzindo muitos frutos na evangelização.

Gostaria de lembrar alguns eventos que marcaram nossa Diocese, em nível de formação e de celebração. O Primeiro foi a formação para o mês da bíblia, com a presença do Pe. Boris. Foi um dia muito especial de formação e aprofundamento de fé. O segundo foi o encontro de Justiça e paz, quando no dia do grito dos Excluídos, conseguimos reunir as força de luta em nossa diocese, com a presença de representantes de nossos indígenas e de nossos quilombolas. E o terceiro, foi a festa de Cristo Rei em Cajati, onde pudemos reunir todos as lideranças de nossa Diocese, numa bonita celebração. Houve outros momentos, como Santos Óleos e as ordenações.

Em 2024 vamos celebrar os 50 anos de Diocese. Já no dia 17 de fevereiro teremos a abertura do ano jubilar. Quero convidar a todos para estarem presentes na celebração das 10h, em nossa catedral. Convidamos vários bispos para estarem presentes e nos ajudarem a rezar.

Enfim, quero agradecer aos Padres, diáconos, religiosos (as), leigos(as), pela dedicação, serviço e amor a nossa Igreja do Vale do Ribeira. Desejo a todos um feliz 2024, com minhas orações e preces para que haja paz no mundo e entre nós.

Servi ao Senhor com alegria!

Bispo Diocesano de Registro.