Palavra do Pastor – Mês da Bíblia

Palavra do Pastor

O amor em defesa da vida. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.
Caro Internauta, convido a você para que neste mês, dedique muita atenção a Bíblia Sagrada. Ter atenção a ela é como estar atentos ao que Deus nos diz. Quando queremos ouvir alguém que nós amamos, dedicamos muita atenção e tempo. Assim deve ser com o Pai, na pessoa de Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo.
Fico feliz que em nossas comunidades a bíblia é sempre acolhida com alegria, atenção e vivacidade. Quando, na liturgia da Palavra a bíblia é proclamada, é o próprio Deus quem nos fala. Ele tem uma mensagem especial a toda comunidade, mas também a cada pessoa que a escuta, conforme a realidade que está vivendo. Deus quer sempre se comunicar conosco. Ele fala com o carinho de Pai e nos orienta para o bem de nossa vida.
Quando nós ouvimos a palavra de Deus, vamos nos tornando mais santos e amáveis com as pessoas. A Palavra de Deus vai convertendo o nosso coração, mesmo que não percebemos. Jesus nos ensinou que é como uma semente plantada na terra. Vai germinando e produzindo frutos.
A cada ano, em setembro que é o mês da bíblia, a Igreja do Brasil nos oferece um livro para ser aprofundado em oração e no conhecimento. Em 2019, tem como tema: O Amor em defesa da vida. E como lema: Nós amamos porque Deus nos amou primeiro (1Jo 4,19). O tema foi escolhido a partir da proposta pastoral do Documento de Aparecida para os anos 2012 a 2019: “Ser discípulos Missionários de Jesus Cristo, para que Nele nossos povos tenham vida”.
O Livro será a primeira carta de São João. Como eu ficaria feliz, se você reunisse os seus vizinhos para aprofundar neste estudo e meditar a Palavra de Deus. Nossa Diocese tem subsídios para este estudo. Procure em suas paróquias elas já receberam os textos.
Aproveite este mês para colocar no centro a bíblia em sua casa. Prepare um pequeno altar e coloque em um lugar que todos passam e tem a oportunidade de ler.
Deus te abençoe.

Dom Manoel F. dos Santos Jr, MSC