Aniversário de Dedicação da Catedral São Francisco Xavier

DCIM101MEDIADJI_0327.JPG

A Diocese de Registro foi criada no dia 29 de janeiro de 1974 pelo Papa São Paulo VI, erigida e instalada no dia 16 de fevereiro de 1975. Tendo os dois primeiros bispos da congregação do Verbo Divino, Dom Apparecido José Dias, 1975-1996 e do José Luiz Bertanha 1998-2018. E a partir do dia 16 de maio de 2018, o Papa Francisco  nomeou como o terceiro bispo Diocesano de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC.

Com a criação da diocese de Registro, a Paróquia de São Francisco Xavier, que tinha o título de paróquia desde 1931, foi elevada a Catedral, isto é, a Igreja do bispo, onde está a cátedra (cadeira) principal que simboliza a comunhão da Diocese inteira.

Em 30 de Novembro de 2008 um novo altar foi dedicado a São Francisco Xavier, por Dom José Luiz Bertanha, o segundo bispo da diocese.

A dedicação das igrejas é um costume antigo. Temos o testemunho em um escrito do ano 400 Dc, escrito por Etéria, uma mulher que peregrinou a Jerusalém, lá participou da festa da dedicação da  Igreja do Santo Sepulcro. Este costume do oriente chegou a Roma e passou para outras dioceses, já no século V. A dedicação da Catedral tem importância ímpar na Diocese. Em todas as Dioceses esta festa da dedicação da catedral é celebrada como festa própria da Diocese e na própria catedral, é uma solenidade.

A Palavra de Deus nos ajuda a entender a festa celebrada:

Na primeira leitura da liturgia da dedicação o texto diz: “Vi jorrar água do Templo” (Ez 47,1). A catedral é o templo onde jorra a água da graça de Deus para toda nossa Igreja Particular, esta graça que é o próprio Jesus agindo na força do seu Espírito, para louvor e glória do Pai.

No evangelho da mesma festa, Jesus purifica o Templo (cf. Jo 2,13-22). Com a Palavra do Evangelho proclamada e com a celebração dos sacramentos, Ele purifica a sua Igreja, templo vivo de Deus, purifica-a de todo pecado com suas muitas faces de egoísmo, injustiça, maldade, falta de perdão corrupção, etc, para que ela possa dar testemunho da vida nova em favor do Reino de Deus.

Igreja tem uma missão entre as nações (Lumen Gentium. 1), de anunciar a Boa Nova aos pobres, a libertação dos cativos e a cura dos enfermos (cf. Lc 4,18).

A catedral é dedicada a Deus, local é sagrado,  e santificado para nós. A partir da Igreja Catedral toda nossa Igreja Diocesana é consagrada e dedicada a Deus, vivenciando a nossa unidade Diocesana.

O que define uma consagração, uma dedicação é estar voltada para cumprir a vontade de Deus. Dedicar uma Igreja é sinalizar a consagração do Povo, da fé e, ovacioná-lo para cumprir a vontade de Deus, assim como Jesus o fez após o seu batismo no rio Jordão.

Que nossa Igreja diocesana, assim como esta Catedral, seja dedicada totalmente a fazer a vontade do Pai, unindo-se a Jesus a fim de fazer que o Reino se torne cada vez mais presente na força do Espírito Santo.

A festa de São Francisco Xavier, nos ensina e nos convida a cada dia mais, a sermos missionários, comprometidos com a vida de nosso povo, uma Igreja em saída, como nos ensina Papa Francisco. Com o ardor missionário, como fez São Francisco Xavier evangelizar mesmo em tempos difíceis. Que São Francisco Xavier interceda por nós, e pelo povo das dezenove paróquias contidas na Diocese de Registro.

Neste dia da dedicação da catedral, somos chamados a renovar nosso desejo de unidade, de oração, de dedicação as coisas de Deus.

Que Nossa Senhora do Sagrado Coração, a mulher mais próxima ao coração de Jesus, a tesoureira de todas as graças, a advogada nossa, interceda pelo povo de nossa Diocese, para que superemos a pandemia e tenhamos saúde e paz, para que tenhamos ardor missionário, mesmo em tempos difíceis.

Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC.