Ano e mês vocacional – “Vocação, graça e missão” – Corações ardentes, pés a caminho” (Lc, 24, 32-33)

Estamos celebrando, neste ano de 2023, na Igreja do Brasil, o terceiro ano vocacional. Todas as paróquias e comunidades são convidadas a refletir junto ao seu povo sobre o sentido da vocação, como graça e missão. Neste sentido somos chamados a preparar bem o mês de agosto mantendo aceso o entusiasmo vocacional. Cada paróquia e comunidade de nossa Diocese é chamada a rezar e animar as vocações para que todo o povo de Deus tenha, através de seu batismo, “coração ardente e pés a caminho”.

Nossa vocação à santidade passa por um caminho de realização de nossas vidas, que se inicia com nosso batismo, por uma catequese comunitária de participação e se conclui com o despertar dos dons e carisma, que se transformam em serviço para Igreja e para o mundo.

Na realização vocacional de nossos, bispos padres, Diáconos, religiosos (as) e leigos (as), vemos acontecer muitos trabalhos pastorais, que mostram o rosto da Igreja, na missão evangelizadora. Neste ano vocacional, queremos celebrar as nossas vocações e animar outras pessoas a assumirem corajosamente sua vocação na vida e missão da Igreja. Para nos orientar propomos a todas as Paróquias e comunidades que no mês de agosto, se esforcem em motivar o povo a viver mais intensamente o mês vocacional com alguma orientações a seguir:

– No primeiro domingo de agosto em que recordamos a vocação presbiteral, rezemos ao Senhor da messe continue enviando vocações ao prebiterado e que suscite em nossas famílias e comunidades jovens entusiasmados a consagrarem suas vidas, como padres em nossa igreja. (Cf. Jr 3, 15). Rezemos também pelos padres que atuam em nossas paróquias para que não desanimem em sua missão e vivam com alegria o chamado que receberam de Cristo, Bom Pastor.

– No segundo domingo de agosto, celebramos a vocação familiar e de maneira especial, a vocação dos pais. Valorizemos a família como berço das nossas vocações e incentivemos para que ela plante em seus membros, a semente vocacional que germinará e florescerá na vida eclesial e no mundo. Na família valorizamos também o matrimônio com o sacramento de bençãos para os casais e filhos. A família é sinal de Cristo, Luz do mundo. (Cf. Mt 1, 20-21).

– No terceiro domingo celebramos a vocação à vida consagrada, como testemunho de radicalidade do evangelho e de seguimento a Jesus Cristo. Rezemos pelas Congregações religiosas, em especial, pelas que atuam em nossas Dioceses, para que através de nossas irmãs (os) religiosas (os), tenhamos a certeza que o Senhor continua a enviar trabalhadores para a sua vinha. (Cf. Mt 20, 4). Que nossos consagrados (as) sejam expressão de Jesus Cristo, testemunha do Pai. Quem olha para um consagrado, sabe que Deus está presente e amando a humanidade inteira.

– No quarto domingo celebramos a vocação leiga, em especial, a dos catequistas. As vocações leigas em nossas comunidades, são frutos da graça batismal. Que as crianças, adolescentes, jovens adultos e idosos respondam “eis me aqui” com liberdade e muito amor, ao chamado da Igreja, num processo de discernimento vocacional constante, servindo a comunidade, nos diversos ministérios e pastorais. Por isso continuemos rezando para que a graça batismal infunda sempre em nossos leigos (as) o compromisso ministerial. (Cf. At 2, 42-47). Que nossos leigos atuem como luz do mundo, na Igreja e na sociedade.

Sugestões para o mês vocacional:

Terço vocacional – Inserir nos terços que já existem nas comunidades a intenção vocacional;

Oração vocacional – um canto ou uma oração para se rezar no final de todas as celebrações;

Testemunhos vocacional- A cada domingo temático vocacional. (padre, pais, religiosos e catequistas).

Bispo de Registro