Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação é instituída na Diocese

Por: Pe. Danilo Eduardo Vieira

A Diocese de Registro, após realizar uma ampla análise de conjuntura, seguida de diversos encontros e elaboração de estatuto, instituiu por Decreto de Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC, a Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC). A iniciativa conta com o apoio do Missionários do Verbo Divinos (SVD), que atuam no Vale do Ribeira, e que já têm a comissão em sua Província. Também teve o apoio do Regional Sul I da CNBB, que em diversas Dioceses está atuando na defesa da vida.
O principal objetivo da Comissão, que tem como assessor o Padre Joaquim Rosa de Paula, SVD, e coordenador o leigo, Sr. Ronaldo Ribeiro e Vice Coordenador o Sr. Diácono permanente Edvaldo, é o de estabelecer pontes e diálogo com os empreendedores com a finalidade de preservação dos direitos dos povos originários. Além disso, a pedido do Bispo Diocesano Dom Manoel Ferreira, de unir as forças entre os movimentos e pastorais que defendem a vida da Diocese.
Com essa iniciativa, espera-se dirimir o impacto de qualquer ação que venha afetar os territórios dos povos originários, com base no artigo 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), do qual o Brasil é signatário, porém este direito vem sendo desrespeitado, violado.
Apesar dos povos originários estarem ali desde sempre, até hoje não houve regularização fundiária. Por isso, seus territórios são vulneráveis a todo e qualquer tipo de intervenção. Já foi assim na implantação das reservas ecológicas, projetos de barragem, privatização de parques e tantos outros empreendimentos.
Portanto, à luz do Evangelho de Cristo e o cuidado com a Casa Comum, a Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação deseja cumprir sua função de lutar para fazer prevalecer a Justiça e a Paz e que nenhum direito dos povos originários continue sendo violado, com isso, estaremos seguindo a Orientação do Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si, na defesa da ecologia e da vida humana.
Participam desta comissão, representantes dos Indígenas Guaranis, dos quilombolas, dos Caiçaras, lideranças da Igreja Católica e membros de associações comprometidas com as ações sociais.