Diocese de Registro abre fase Diocesana do Sínodo dos Bispos

Por: Dom Manoel Ferreira dos Santos Jr. MSC.

Queridos presbíteros, Diáconos, Religiosos, seminaristas, Leigos (as), fiéis de boa vontade. 

   No Domingo, 10 de outubro de 2021, o Santo Padre Papa Francisco, abriu o Sínodo dos Bispos. Este sínodo se desenvolverá aos longos dos próximos anos (2021-2023), em várias fases já estipuladas pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. 

   A primeira fase, acontece em nível diocesano, sua abertura em nossa Diocese se deu no dia 17 de outubro, em Celebração Eucarística presidida por Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, na Catedral de São Francisco Xavier e no Santuário do Senhor bom Jesus de Iguape.

   Como a primeira fase é em nível diocesano e de grande importância para a Igreja Católica, peço que durante o mês de outubro e novembro, sejam realizadas celebrações, tanto nas matrizes, quanto nas comunidades urbanas e rurais, com a participação do povo, refletindo sobre o sentido do sínodo.

   Com este sínodo, o Papa Francisco, deseja consultar todos os fiéis e quer que todos os membros da Igreja caminhem juntos, colaborem no presente e futuro da evangelização e se sintam membros ativos do processo sinodal. 

   Para isso, precisaremos envolver e motivar o povo de todas as comunidades, movimentos, serviços, que conservam a fé e atuam nas comunidades. 

   Motivemos também pessoas que trabalham em associações em defesa da vida, para que participem conosco deste processo sinodal. 

   Pedimos a colaboração de todas as paróquias, padres, Diáconos, agentes de pastorais e equipes de liturgia para que possamos caminhar em unidade, de modo a demonstrar que a Igreja de Jesus Cristo acontece quando caminhando juntos.

Oração do Sínodo

Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo!
Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!
Só a Vós temos por Guia:
vinde a nós, ficai conosco,
e dignai-vos habitar em nossos corações.
Ensinai-nos o rumo a seguir
e como caminhar juntos até à meta.
Nós somos débeis e pecadores:
não permitais que sejamos causadores da desordem;
que a ignorância não nos desvie do caminho,
nem as simpatias humanas 
ou o preconceito nos tornem parciais.
Que sejamos um em Vós,
caminhando juntos para a vida eterna,
sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.
Nós vo-lo pedimos a Vós,
que agis sempre em toda a parte,
em comunhão com o Pai e o Filho,
pelos séculos dos séculos. Amém