Dom Manoel e Bispos do Regional Sul 1 partem para Roma para visita Ad Limina Apostolorum

Foto: Servizio Fotografico Vaticano

Queridos Padres, Diáconos, seminaristas, religioso (as) e Leigos de nossa Diocese de Registro
Escrevo-lhes manifestando meu carinho e orações a todos.
A partir do dia 16 até o dia 26 de setembro de 2022, estarei em Visita Ad. Limina. A Visita ad limina, ou mais exatamente a Visita ad limina apostolorum (em português: “visita aos túmulos dos Apóstolos”) é uma obrigação dos bispos diocesanos e outros prelados da Igreja Católica, de a cada cinco (5) anos se encontrarem com o Papa, visitando os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma. Nesta visita renovamos nosso compromisso de sermos apóstolos em sintonia com o evangelho.
Teremos uma programação intensa de reuniões nos diversos dicastérios (departamentos), para caminharmos juntos com a Igreja Católica (Universal) e em sintonia com o magistério do Papa Francisco.
No dia 23 de setembro, será o nosso encontro com o Santo Padre o Papa Francisco. Levarei a vida de nossa Diocese a ele e também uma imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape representando toda vida e missão de nosso povo do Vale do Ribeira.
Faz dois anos que fiz o relatório de nossa Diocese e enviei à Roma para que conheçam melhor nossa missão e a vida de nosso querido povo. Neste relatório de 94 páginas, pude expressar como o povo do Vale do Ribeira vive a fé e a missão como cristãos comprometidos com o evangelho. Relatei todas a diferenças culturais, desde os quilombolas até os indígenas, dos japoneses aos caiçaras, etc. Expressei também nossos sofrimentos, nossos limites e capacidades, tristezas e alegrias. Neste mesmo relatório pude mostrar o quanto os leigos missionários, catequistas e ministros acompanham as mais de 315 comunidades de nossa Diocese. Relatei também a luta do clero no processo de evangelização.
Em especial nestes dias, peço que rezem por mim, pelos bispos e pelo querido Papa Francisco.

Deus abençoe nossa Diocese de Registro.

Bispo Diocesano de Registro.

Registro, 14 de setembro de 2022
Festa da Exaltação da Santa Cruz.