Encontro Vocacional no Centro Diocesano de Pastoral: Momento de unidade e união

Neste final de semana, nos dias 28 e 29 de Setembro, realizou-se em Registro, no Centro Diocesano de Pastoral, o Encontro Vocacional de nossa Diocese, que contou com a presença de alguns jovens, de diversas paróquias, bem como com a presença dos nossos seminaristas da Filosofia e Teologia, e do reitor do Seminário Diocesano Dom Apparecido José Dias, Pe. Adelson.
Com o Lema “Por causa de tua palavra, lançarei as redes” (Lc 5,5) e com um clima fraterno e bem descontraído, o encontro teve seu início com uma atividade esportiva, o que ajudou a criar interação entre todos. Cada participante traz consigo uma experiência própria e intransferível de Igreja, apresentando suas qualidades e desafios enfrentados, e assim decidem lançar as redes por causa do Chamado que o Senhor os faz.
O Encontro contou a presença da Psicóloga Andressa, que também é paroquiana e agente pastoral na paróquia Santo Antônio em Cajati; ela nos ajudou a perceber os perigos e os benefícios de Seguir o caminho de Cristo, em especial o de responder o chamado a vocação sacerdotal. Através de dinâmicas e reflexões, motivou o grupo a continuar dando seu sim, e ajudou aos que ainda não deram seu Sim, a se aprofundarem em seus questionamentos, clareando perspectivas e embasando convicções. O primeiro dia terminou com o grupo podendo experimentar a doçura do
perseverar e poder dizer o SIM a Cristo e sua Igreja.
No segundo dia, após o café da manhã, o grupo participou da Missa, na Catedral, celebrada pelo padre Danilo, cura da Catedral. Um momento muito enriquecedor, pois, a comunidade louvou e bendisse a Deus, pelos seus seis anos de ordenação sacerdotal, o que muito animou os jovens e seminaristas. Após a missa, houve um encontro com Dom José Luiz Bertanha, bispo emérito de nossa diocese, que contou-nos a trajetória de sua vocação: ''do terço rezado em casa com os pais, ao momento da renuncia como Bispo de Nossa Diocese''; esse momento se tornou muito marcante para todos, pois, tornou-se claro que todos que dão seu sim a Deus e sua Igreja, passam por desafios, mas, estando junto a Cristo, cada desafio torna-se uma nova forma de superação e oportunidade de crescimento.
Antes da benção, Dom José rogou à Nossa Senhora a proteção e sua intercessão por todos que diariamente dão seu SIM à Deus e por aqueles que estão no caminho de entregar seu SIM a Cristo e sua Igreja. O Encontro terminou com o Almoço e a volta dos participantes para suas casas.

Francisco Rocha
Vocacionado da Diocese de Registro