Mensagem de Dom Manoel para 2023

Aos presbíteros, diáconos, religiosos(as), seminaristas e leigos(as) da Diocese de Registro
Amado seja por toda parte o Sacratíssimo Coração de Jesus! Eternamente.
Amados Irmãos e Irmãs,
Mais um ano se inicia. Forças renovadas, alegria do Evangelho, amor a Jesus Cristo e ao povo de Deus, realizando a nossa missão cristã, devem ser marcas da nossa identidade.
Neste ano a Igreja do Brasil celebra o terceiro ano vocacional. O tema é “Vocação: Graça e Missão”, e o lema é “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33).
O grande objetivo deste ano é fomentar em nosso povo e em nosso clero, a renovação espiritual e o ânimo na missão e na vida. Nestes últimos tempos, de pandemia e de sofrimento, temos visto nossos padres e agentes desanimados e cansados. Precisamos nos reinventar para recuperar a alegria de sermos portadores de boa nova. Temos um tesouro em nossas mãos: a Palavra de Deus, os Sacramentos, a organização de nossa Igreja etc.
Neste ano, temos a alegria de ordenar mais três padres para o serviço da Diocese. Iniciamos o ano vocacional com o “pé direito”. Deus seja louvado pelas vocações que nos concede. Mas, ao mesmo tempo, temos que trabalhar em nossas paróquias para que toda comunidade tenha uma Pastoral Vocacional que anime a todos a viverem bem sua vocação. Quero ressaltar, ainda, neste sentido vocacional, o “Ano Jubilar” do Pe. Brasilio, que comemora 50 anos de vida sacerdotal, como grande testemunho vocacional.
Fizemos, em novembro passado, nossa Assembleia Diocesana. Logo sai seu resultado e isso deve nos ajudar a organizamos um projeto de missão em nossa Diocese. É muito importante que caminhemos juntos, em sintonia, com os planos diocesanos e consigamos ser Igreja Missionária, de corações abertos levando a boa nova do Evangelho a todas as pessoas em nosso Vale do Ribeira. Não vamos deixar que nosso povo se disperse e se afaste da Igreja.
Com a pandemia “sob controle”, com o cuidado necessário, vamos ao encontro do povo. Os pilares da casa, propostos pela CNBB, continuam valendo:
1) A Palavra de Deus: alimentar nosso povo através da Palavra de Deus, preparando bem as homilias; através do WhatsApp e outros meios de comunicação, enviando reflexões bíblicas mistagógicas aos agentes de pastoral e incentivando a comunidade paroquial a vivência da oração e estudo da Palavra de Deus, em especial, nas casas. Esta não é só a missão para os padres, mas para todas as lideranças. É preciso viver e propagar a Palavra de Deus.
2) O Pão – caridade – Liturgia – espiritualidade: nesta prioridade incluímos diversos temas afins, que se completam quando buscamos viver integralmente a fé. As comunidades devem caprichar na preparação das celebrações através das equipes litúrgicas, com celebrações inculturadas. Uma liturgia bem preparada, necessita de agentes bem formados, para que nas comunidades se reflita a liturgia na semana anterior ao domingo, de forma que, bem orientadas, busquem preparar com carinho as celebrações. Para isso, faz-se fundamental a formação, tanto presencial, quanto pelas redes sociais. Buscar incluir na equipe de liturgia os ministérios de música, para que se cante nas celebrações cantos adequados ao momento litúrgico. Continuar a usar as Redes Sociais para a transmissão das celebrações, incentivar a comunidade na solidariedade e partilha com os pobres através de alimento e roupas, etc.
3) Missão – Catequese – Iniciação à vida Cristã. Crescer na criatividade através de encontros virtuais, e à medida do possível, presenciais. É preciso ter uma “nova onda” de formação para leigos, incluindo os Ministros Extraordinários da Eucaristia e Ministros da Palavra, catequistas e agentes de pastoral. Nas paróquias que ainda não existem, é preciso criar pastorais sociais (Menor, idoso, criança, infância missionária, juventude), bem como acolher os movimentos ligados à família, juventude, e serviço aos pobres, como por exemplo os vicentinos. Assim reforçaremos o primeiro anúncio (Querigma). Uma das prioridades deverá ser a catequese de adultos.
Com o coração ardendo de amor e entusiasmo, e com os pés no chão, comprometidos com a realidade de nossas comunidades, seguiremos com alegria, servindo o povo de Deus.
Agradeço mais uma vez, aos padres e religiosos que dão a sua vida para servir a Igreja de Jesus Cristo. A Igreja é nossa, a missão é nossa!!!

Servi ao Senhor com alegria!
Bispo Diocesano de Registro