Paróquia Nossa Senhora da Conceição tem altar dedicado

No centro da cidade de Jacupiranga está a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Símbolo histórico da cidade, seu altar foi dedicado em missa solene presidida por Dom Manoel dos Santos Júnior, MSC, Bispo Diocesano, na quinta-feira, 14. A celebração é um marco dentro das comemorações dos 150 anos de criação da Paróquia.
Os fiéis acompanharam atentamente cada detalhe do rito de dedicação do altar, que acontece uma única vez em cada igreja. No passado, era mais comum serem dedicadas as igrejas catedrais e grandes santuários. Após o Concílio Vaticano II, o costume de dedicar também as igrejas paroquiais se intensificou.
Logo no início do rito, o Bispo aspergiu o novo altar e os fiéis com água benta, em sinal de penitência, da recordação do batismo e também para purificar o altar destinado ao culto sagrado.
Depois da invocação da intercessão de todos os santos, sobre o altar é invocada a prece de dedicação. “Seja este altar, o centro do nosso louvor e da ação de graças, até chegarmos jubilosos aos tabernáculos eternos, onde com Cristo, Sumo Pontífice e Altar vivo, vos ofereceremos o perene sacrifício de louvor”, diz a prece.

UNÇÃO

O ponto alto da liturgia de dedicação é a unção do altar com o óleo do Crisma, que torna o altar símbolo de Cristo, o ungido por excelência, pois o Pai o ungiu com o Espírito Santo e o constituiu Sumo Sacerdote, para oferecer, no altar de seu sacrifício, a vida e salvação de todos.
Após a unção, é queimado incenso sobre o altar, também como símbolo do sacrifício de Cristo, cujo “suave odor” sobe a Deus em sinal de louvor e prece. Em seguida, o bispo, os padres e os fiéis, templos vivos, são incensados, exprimindo suas orações, que igualmente sobem ao Senhor. Uma vez ungido e incensado, o altar é iluminado a adornado como “mesa da refeição sacrifical do corpo e sangue de Cristo”.
Dom Manoel explicou que “o altar ocupa o centro da Igreja: representa o Cristo. Quando o padre entra para celebrar a Eucaristia, beija o altar, beija o Cristo, e quando sai, beija o altar, beija o Cristo. Ele é o Senhor da nossa vida. O altar é o lugar do Sacrifício, onde nós oferecemos o Sacrifício de Cristo, o nosso sacrifício humano associado ao Sacrifício de Cristo, que dá a vida para nos salvar. Por isso, o altar recorda sempre a nossa salvação. Cada vez que nos aproximamos do altar, nos aproximamos de Cristo e sabemos que Ele nos salva. Também é o altar símbolo de alimento: é o lugar onde celebramos a Eucaristia, somos alimentados para o dia a dia, alimentamos a nossa fé. Deus nos dá através da Eucaristia a força necessária para que a gente viva intensamente os nossos mistérios e encontro com Deus”.
O Bispo também acentuou que “a dedicação do altar é um chamado a colocarmos Deus no centro da nossa vida, Deus no centro desta cidade, Cristo no centro da nossa história. Por isso, a dedicação não é somente um gesto litúrgico externo, mas um gesto também interno que fazemos. Preparamos o lugar e esse lugar se torna sagrado por nós. Consagrado por Deus para o bem do povo de Deus”.
À comunidade de Jacupiranga, dom Manoel recordou que “reformar a Igreja, não é muito fácil, porém é muito mais fácil do que reformar a nossa Igreja anterior. Reformando a Igreja externa, é preciso também conversão da cidade, é preciso também conversão do povo de Jacupiranga, é preciso conversão de nós que aqui estamos para participar desta celebração. Por isso, dedicar o altar a Deus é também nos dedicarmos a Deus. Como dedicamos o altar, vamos dedicar também a nossa vida ao encontro com Deus, através da nossa oração, da escuta da Palavra e do serviço aos nossos irmãos”.
Outro momento muito significativo e de muita emoção, foi durante a procissão das oferendas, onde os fiéis foram convidados a tocar o novo altar dedicado, dirigindo a Deus seus pedidos e agradecimentos.
Ao final da celebração, o padre Luiz Carlos Pinheiro, agradeceu aos paroquianos por todos esforço empregado na reforma e manutenção do templo “gostaria de agradecer a cada um de vocês. Toda essa reforma é fruto do vosso trabalho, fruto do suor de cada dia, da contribuição que vocês dão no carnê, nas festas e principalmente no dízimo, se não fosse o dizímo não poderíamos fazer as manutenções e as renovações”. As palavras do padre Luiz foram recebidas com uma calorosa salva de palmas, que muito bem expressou a alegria da comunidade.

ANO JUBILAR

No próximo 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, a paróquia abrirá solenemente seu ano jubilar, que será antecedida de uma programação especial:

- Dia 20/11, às 19h30, Confissão Comunitária;

- Dias 22 e 23/11, às 20h00, Grandiosa Quermesse;

- Dias 28/11 à 06/12, às 19h30, Novena em Louvor à Padroeira;

- Dia 07/12, às 20h00, Procissão e Evangelizashow;

- Dia 08/12, às 07h00, Procissão de Barco (Comunidade Guararema até o Pier de Jacupiranga) e, às 10h00, Missa Solene presidida por Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC.

Por: Rubens da Cruz