Reflexão sobre o primeiro semestre de 2023

Estimados irmãos e irmãs,

Estamos chegando ao final do primeiro semestre e damos graças a Deus pela sua bondade para conosco.

Ao meu ver, foi um semestre bastante positivo para nossa Diocese. Com a superação da pandemia do Covid 19, nossas Paróquias foram retomando as celebrações e festas, com a participação do povo de Deus. Com as festas, e o esforço das lideranças das comunidades, quase todas as Paróquias retomaram também à sua saúde financeira.

Celebramos o terceiro Ano Vocacional. Algumas paróquias já assumiram o compromisso de rezar pelas vocações durante as celebrações. Mas, em nível de Diocese, ordenamos três padres (Danilo, Rafael e Douglas) e um diácono (Rubens). Acolhemos Orlando e Tiago para os ministérios e ambos foram admitidos para o processo de preparação mais profunda, em vista das ordens sacras. Nosso seminário segue com oito seminaristas e estamos acompanhando sete vocacionados com possibilidade de acolhermos alguns no propedêutico, no próximo ano. Deus abençoe nosso vocacionados.

Iniciamos o grupo de Justiça e Paz e integridade da criação. Este grupo está bastante representativo com a presença de quilombolas, ribeirinhos e indígenas. E ao mesmo tempo esperanço em contribuir com a missão de acompanhar e ajudar nosso povo do Vale do Ribeira.

Iniciamos a área Pastoral do Arapongal. Pe. João Bernardo e o seminarista Orlando já estão morando no bairro e já estão visitando as casas, escolas e comunidades. Para evangelizar temos que fazer alguns sacrifícios, e como diocese, demos este passo confiante na graça de Deus. É preciso sempre olhar com atenção a periferia que cresce imensamente. O último censo nos mostrou que a área do Arapongal tem 5113 habitantes. Esta também deve ser as preocupações de nossos párocos e administradores. Não vamos ficar apenas olhando para os que estão ao lado de nossas matrizes e já participam conosco. É preciso olhar as periferias e dar atenção as comunidades rurais com o sacramento e com a presença. A cada semestre é importante olharmos as necessidades de nossas paróquias e formarmos com pessoas de boa vontade uma pastoral nova que possa responder à necessidade do povo da paróquia. Estamos em missão para servir.

Quero também agradecer ao nosso clero pela participação nas celebrações, ordenações, retiros, reunião do clero, confraternização, etc. Tudo isso, mostra o esforço de buscar a unidade, mesmo nas nossas adversidades. Vamos continuar cultivando o espírito comunitário.

Uma palavra de agradecimentos aos nossos diáconos permanentes. Eles na simplicidade, têm buscado servir a Igreja de Registro, nas coordenações pastorais e nas lideranças das paróquias onde atuam.

No segundo semestre teremos que dar alguns passos. Desde novembro estamos trabalhando na síntese de nossa Assembleia Diocesana e no projeto para as diretrizes evangelizadora para os próximos anos, vamos estudar e colocar em prática aquilo que foi clamor da assembleia. Teremos que reorganizar o curso de teologia, com a participação presencial dos alunos, terminar e publicar as diretrizes para o batismo e para a catequese, iniciar as visitas no presídio, feita pela Pastoral Carcerária, e continuar dando atenção a Infância missionária e a pastoral do menor.

Agradeço a todos os leigos envolvidos na evangelização, na catequese, nos ministérios e nas pastorais sociais. Deus abençoe nosso povo.

Continuemos firmes na missão, animados e animando a vida de nossa Igreja.

Servi ao Senhor com alegria!

Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC

Registro, 28 de junho de 2023