Santuário Nossa Senhora da Guia vivencia Mês Missionário Extraordinário

Para reforçar a missão da Igreja de ir ao encontro de todos e retomar, com novo impulso, a transformação missionária da vida e da pastoral, o Santuário Nossa Senhora da Guia, em Eldorado, realizou missão em comunidades rurais de seu território, atendendo ao apelo do Papa Francisco que proclamou o “Mês Missionário Extraordinário”. Aos finais de semana, foram realizadas visitas nas comunidades dos bairros de André Lopes, Meninos, Serra do Sidow e Pedro Cubas.

Paroquianos da matriz, das comunidades e as irmãs Pastorinhas, foram acompanhados pelo reitor do Santuário, Padre Alessandro da Silva Nascimento, nas visitas realizadas às casas e famílias. Para o sacerdote, Jesus “nos chama porque nos ama, nos conhece, e mesmo com nossas limitações, nos deseja ao seu lado, para que com ele aprendamos a caminhar. E como Ele fez, nesse movimentar-se, também encontraremos muitos irmãos feridos, machucados e perdidos. Apaixonar-se por Jesus é, por excelência, apaixonar-se por seu povo”.

A cada visita, os missionários fizeram uma avaliação dos principais pontos e desafios enfrentados na missão. Para o vocacionado Rubens da Cruz, que desenvolve suas atividades pastorais no Santuário, “a realidade atual, impulsiona o homem para uma cultura de indiferença com Deus, com a religião, com o próximo. Por isso, nosso povo sofre da carência de ser verdadeiramente acolhido e escutado: as pessoas tinham alegria em nos receber e falar de sua vida, de suas dificuldades, de sua realidade. Muitas vezes não tínhamos espaço para falar, mas tão somente para escutar. Nos deparamos com muitos doentes, sem qualquer assistência do poder público, idosos que viviam sós, pessoas angustiadas, depressivas e necessitadas de uma palavra que acalentasse a dor, o luto e aflição. Há uma grande carência de sentido para vida”.

Já para Célia de Almeida Mendes, ministra extraordinária da Sagrada Comunhão e membro da Pastoral do Batismo, “quando vamos à uma comunidade como visitantes, é uma realidade, porém, quando vamos em missão, a realidade é outra. Tivemos boa recepção nas casas por onde passamos, conversávamos, rezávamos e fazíamos orações para seus moradores, convidando-os a participar das celebrações. Ouvir as pessoas é sempre bom!”

O sentimento de Lucas Dias, jovem coordenador da pastoral de coroinhas, que participou pela primeira vez de uma missão em sua Paróquia, é o mesmo: “O que mais me marcou foi ver a simplicidade das pessoas, e quando não eram católicos, nos acolhiam muito bem e com facilidade se abriam e contavam suas necessidades. Para mim, que nunca havia feito uma missão, foi muito bom, uma vez que pude ver que um simples gesto de visitar fazia o bem àquele que precisava”.

O Santuário Nossa Senhora da Guia é composto pelo vasto território da cidade de Eldorado, o quarto maior município em extensão do Estado de São Paulo e compreende, além da Igreja Matriz no centro da cidade, outras 4 comunidades urbanas e 25 rurais, o que implica no chamado “estado permanente de missão”.

Por: Matheus Bazoli