Solenidade de Corpus Christi

Foto: Acervo Pastoral da Comunicação
Foto: Acervo Pastoral da Comunicação

Em preparação para o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que será celebrado em Recife, entre os dias 11 e 15 de novembro de 2022, com o tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”, nós da Diocese de Registro, celebraremos a Solenidade de Corpus Christi, refletindo o mesmo tema e o mesmo lema.

O tema “Pão em todas as mesas” é uma afirmação, um desejo cristão, mas, ao mesmo tempo, uma provocação, para que nós cristãos assumamos, como projeto de vida, eliminar a fome no Brasil e no mundo.

A fome não é brincadeira: é um mal que causa sofrimento no mundo! Este tempo de pandemia, de conflitos e guerra na Ucrânia, trouxe uma piora ao cenário de 2022, com o incremento de mais 193 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. Este aumento, de mais de 20%, representa aproximadamente um bilhão de pessoas incapazes de se alimentar dignamente.

No Brasil, não é diferente: 84,9 milhões de pessoas estão com fome ou em insegurança alimentar. O número corresponde a 41% da população, enquanto na Venezuela, são 33% no patamar da insegurança, segundo dados do Programa Mundial de Alimentos da ONU. Muitas vezes a fome está ao nosso lado, na nossa rua, em nosso bairro, em nossos semáforos, em nossas calçadas…

No site Agência Brasil, encontramos um texto que apresenta um estudo do Sr. Renato Maluf, onde buscou “dar rosto à fome”. Por exemplo, os domicílios em que a pessoa responsável é uma mulher apresentam insegurança alimentar grave, isto é, ocorrência de fome, muito superior à média nacional. Argumentou que, se essa pessoa responsável for uma mulher, de cor preta ou parda e de baixa escolaridade, essa insegurança é ainda maior. “Portanto, a condição feminina, cor da pele e escolaridade são determinantes da ocorrência da fome nos domicílios.”

O livro dos Atos dos Apóstolos nos ensina que, que as primeiras comunidades realizavam a partilha e que não haviam necessitados entre eles (At, 4,34). Este é o ideal de comunidade cristã. Não é difícil partilhar. Não falta alimento no mundo, o que falta é a partilha. Com certeza, se o dinheiro gasto com armas na guerra fosse usado para alimentar o povo, a realidade da fome seria vencida.

A Eucaristia que celebramos e a festa de Corpus Christi nos chamam para o compromisso e para a luta por um mundo novo, onde todos tenham o necessário para viver. A Eucaristia nos chama a amar Jesus no corpo de nossos irmãos que passam fome e a lutarmos para vencer este mal em nosso país e no mundo.

A Eucaristia é o corpo e sangue de Cristo, dado para nos salvar. É modelo de doação e de entrega pela salvação do mundo. Adoremos a Cristo na Eucaristia: Ele é Deus, Ele nos ensinou que o amor vence a morte, Ele quis estar presente nas espécies do pão e do vinho para nos alimentar, Ele nos ensinou a matar a fome da multidão com a partilha e a multiplicação dos pães.

Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC