“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. ”

Por: Dom Manoel F. dos Santos Jr, MSC

No dia 10 de dezembro de 2023 comemoramos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que surge após os horrores da 2ª Guerra Mundial, em vista de afirmar a dignidade de todo ser humano. A declaração aborda os direitos e liberdades individuais, sociais, políticos, jurídicos e nacionais dos seres humanos. Mas infelizmente o tema dos Direitos Humanos é muitas vezes incompreendido atualmente.

A Igreja valoriza muito essa conquista da humanidade, pois também o Evangelho vem restaurar e trazer a vida plena para todos!

Todavia, acompanhamos estarrecidos como hoje as guerras prosseguem, como na Ucrânia e na própria Terra de Jesus, entre muitas outras, mas também muito perto de nós, com a miséria que também sofrem muitos irmãos entre nós. Famílias sem um teto, sem o que comer, sem um trabalho digno, sem o direito à terra e ao seu modo de viver… é como se sofressem em uma guerra!

Nosso Brasil é marcado pela desigualdade social. A injustiça não agrada a Deus nunca! E junto se soma a destruição do meio ambiente para o lucro de quem já muito tem, às custas de mais peso aos mais sofridos e pobres.

Conclamamos, com base na Declaração dos Direitos Humanos e na Doutrina Social da Igreja, a nos engajarmos pela garantia de todos os direitos fundamentais a toda a pessoa, como a saúde e educação com qualidade, a moradia e o trabalho dignos, o respeito às diferenças e as religiões, sem mais injustiça, para termos paz para todos, todos irmãos e irmãs!