Visita Ad Limina Apostulorum

Foto: Servizio Fotografico Vaticano

Foi com muita alegria e expectativa, que dos dias 16-26 de setembro de 2022 o regional Sul I dos bispos da Província de Sorocaba, São Paulo e Aparecida, estivemos em Roma junto aos túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo.
A cada dia tínhamos visita aos dicastérios (departamentos) responsáveis pela organização da Igreja Católica em todo o mundo. Nestas reuniões, levávamos um pouco da nossa realidade brasileira enquanto Igreja e sociedade e recebíamos algumas indicações para nossa atuação em sintonia com o magistério do Papa Francisco.
Cada dia, celebramos a eucaristia numa das basílicas do Vaticano. Estivamos rezando na Basílica de São Pedro ao lado do túmulo de São Pedro, na Basílica de Santa Maria Maior, na Basílica de São João de Latrão e São Paulo fora dos muros. A cada celebração éramos encorajados a professar a fé e nos comprometermos com a evangelização.
No último dia, estivemos com o Papa Francisco. Ele com muito carinho e paciência nos atendeu. Começou a falar, que estávamos lá como irmãos, que não deveríamos ter medo de falar, que poderíamos fazer qualquer pergunta e mesmo criticar o Papa em suas atitudes. Como um irmão mais velho nos escutou e dava as suas orientações. Foi um momento de muita graça para nós.
Entreguei, como presente ao Papa, a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape. Ele a acariciou e agradeceu. Disse a ele sobre o encontro da Imagem e sobre o ano jubilar que ele nos ofereceu.
Foi um tempo de muita alegria, junto aos bispos de nosso regional. Crescemos no conhecimento mútuo e no compromisso da sinodalidade.
Rezamos pelo povo que nos acompanhou na diocese de Registro e fora dela.
Que esta visita traga muitos frutos para a evangelização do nosso povo do Vale do Ribeira.
Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC

Foto: Servizio Fotografico Vaticano