Vocação: Graça e missão

Por: Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC

Bispo Diocesano de Registro

A palavra graça tem muitos significados: qualidade do que é engraçado; comicidade, favor que se dispensa ou recebe; mercê, dádiva. Da palavra graça também surge a palavra gratuito ou gratuitamente, como por exemplo quando se diz “veja se encontra um programa de graça para hoje”.

Etimologia (origem da palavra graça): do latim gratia. Graça é sinônimo de perdão, piada, pureza, dádiva, engraçado, chalaça, laracha, cômico. No Brasil utilizamos o termo para algo muito barato: “quase de graça”.

Graça também é o contrário de deselegância. E utilizamos o termo graça para a perseverança ao dizer que é graça divina começar bem e graça maior persistir na caminhada certa.

A graça está ligada a alegria. Pessoas agradecidas, dizemos que são cheias de graça. O contrário de graça é a desgraça. Aqueles que vivem em sofrimento pelo mal. A graça nos associa ao bem e a felicidade.

Em termos teológicos, graça significa “dom transitório outorgado à alma, a fim de que o homem faça o bem e evite o pecado”. É também um conjunto das inspirações e moções divinas passageiras. Outro sentido teológico que damos a graça é o contrário ou a erradicação do pecado original através do batismo. Quando somos batizados recebemos a graça de Deus.

Chamamos também de graça o dom que Deus concede aos homens e que os torna capazes de alcançar a salvação. Seremos salvos pela graça de Deus.

Na celebração da Eucaristia sempre falamos sobre a graça – Graça e bençãos. Aliás, a palavra eucaristia, significa ação de graças. Pois a palavra grega EU-“CARIS”-TIA, significa graça. Conhecemos em português a palavra CARIS- MÁTICO, significando aquele que está cheio de graça.

Santo Inacio dizia “pode me tirar tudo, apenas me dê a sua graça e isso me basta”, porque com a graça de Deus nos vem todas as suas bençãos.

No tema “Vocação: graça e missão”, encontramos esta palavra forte – graça – significando – gratuidade. Nossa vocação não é mérito nosso, de nossas capacidades ou força, mas, exclusivamente de Deus, de seu amor, de seu chamado, de seu desejo. Deus chama quem ele quer, como ele quer e quando ele quer. E chama porque nos quer felizes e por quer nos salvar. Aqui está a beleza da vocação.

Graça também como dom que Deus oferece, para que vivamos inteiramente nossa vocação. Sem sua graça (força) perecemos.

De nossa parte, devemos cultivar a perseverança e a fidelidade. Perseverança para persistir, fidelidade para não distorcermos o caminho e nos mantermos no rumo certo. O que de graça recebemos, de graça devemos dar.